Na Missa que presidiu na manhã de hoje na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco afirmou que “conhecer Jesus é uma aventura levada a sério”, que requer dois passos que todo fiel pode realizar.

O Santo Padre explicou que diante da pergunta: “Quem é Jesus Cristo para você?”, é necessário “não se contentar em dizer três, quatro palavras corretas sobre Jesus”, como as que são recitadas na oração do Credo, pois “conhecer Jesus é uma aventura, mas uma aventura levada a sério, não uma aventura de adolescente”.

Segundo informa Vatican News, para explicar os dois passos que devem ser seguidos para conhecer o Senhor, o Papa citou como exemplo São Paulo e disse que a pergunta sobre Cristo pode ser difícil de responder, porque “nos coloca em dificuldade”, pois, para respondê-la, “tenho que chegar ao meu coração”, ou seja, partir da experiência.

Diante da pergunta, São Paulo dirá que Cristo “me amou e se entregou por mim”. “O primeiro passo para o conhecimento de Cristo, para entrar neste mistério é o conhecimento do próprio pecado, dos próprios pecados”.

São Paulo experimentou esta realidade “que tem necessidade de redenção”, pois cada um deve pagar “o direito de se dizer ‘filho de Deus’. Todos nós o somos, mas dizê-lo, ouvi-lo, era necessário o sacrifício de Cristo”.

No sacramento da Reconciliação, continuou Francisco, “nós dizemos os nossos pecados, mas uma coisa é dizer os pecados”, outra é reconhecer-se pecadores por natureza, “capazes de fazer qualquer coisa, reconhecer-se uma sujeira”.

O segundo passo é o da contemplação, a oração. “Há uma bela oração de um Santo: ‘Senhor, que eu te conheça e me conheça’. Conhecer a si mesmo e conhecer Jesus”.

“O próprio Paulo diz isso: ‘Ele tem todo o poder para fazer muito mais do que podemos pedir ou pensar. Ele tem o poder de fazer isso. Mas nós temos que pedir isso’. ‘Senhor, que eu Te conheça; que quando eu falar de Ti, diga não palavras de papagaio, diga palavras nascidas na minha experiência’. E como Paulo possa dizer: ‘Me amou e se entregou por mim’, e dizer isso com convicção”.

“Essa é a nossa força, porque esse é o nosso testemunho. Cristãos de palavras, temos muitos; também nós muitas vezes o somos. Esta não é a santidade; santidade é ser cristãos que fazem na vida o que Jesus ensinou e o que Jesus semeou no coração”.

Então, concluiu o Santo Padre, “primeiro passo, conhecer a si mesmo: pecadores; pecadores. Sem esse conhecimento e também sem essa confissão interior, que eu sou pecador, não podemos seguir em frente. Segundo passo, a oração ao Senhor, que com o seu poder nos faz conhecer este mistério de Jesus que é o fogo que Ele trouxe à Terra. Será um bom hábito se todos os dias, em algum momento, pudéssemos dizer: ‘Senhor, que eu te conheça e me conheça’. E assim seguir em frente”.

Leitura meditada pelo Papa Francisco:

Ef 3,14-21

Irmãos, 14eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe o seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.

Confira também: