Foram concluídos os exercícios espirituais de Quaresma que o Papa Francisco realizou entre domingo, 18, e esta sexta-feira, 23 de fevereiro, com os membros da Cúria do Vaticano na Casa do Divino Mestre, na cidade italiana de Ariccia; na ocasião, o Pontífice agradeceu ao sacerdote português José Tolentino Mendonça, responsável pelas pregações.

“Padre, gostaria de agradecer, em nome de todos, pelo acompanhamento destes dias, que hoje se prolongam com a jornada de jejum e oração pelo Sudão do Sul, o Congo e também a Síria”.

Francisco também agradeceu ao sacerdote por “por nos ter falado da Igreja, por nos ter feito sentir a Igreja, este pequeno rebanho. E também por nos ter advertido a não “diminui-lo” com as nossas mundanidades burocráticas”.

“Obrigado por nos ter recordado que a Igreja não é uma gaiola para o Espírito Santo, que o Espírito voa também fora e trabalha fora. E com as citações e as coisas que o senhor nos disse, nos fez ver como trabalha nos não crentes, nos ‘pagãos’, nas pessoas de outras confissões religiosas: é universal, é o Espírito de Deus, que é para todos”.

O Pontífice continuou dizendo que “também hoje existem os ‘Cornélios’, “’centuriões’, ‘guardiões da prisão de Pedro’ que vivem uma busca interior ou sabem também distinguir quando há algo que chama”.

“Obrigado por esta chamada a nos abrir sem medo, sem rigidez, para sermos suaves no Espírito e não nos mumificar nas nossas estruturas que nos fecham”.

“Obrigado, padre. E continue a rezar por nós. Como dizia a madre superiora às irmãs: ‘Somos homens!’, pecadores, todos. Obrigado, padre. E que o Senhor o abençoe”

Os exercícios espirituais do Papa e da Cúria Romana tiveram como tema “O elogio da sede”. Algumas meditações foram: “A ciência da sede”; “Percebi que estava sedento”; “Esta sede de nada”; “A sede de Jesus”; “As lágrimas contam uma sede”; “Beber da própria sede”; “As formas dos desejos”; “Ouvir a sede das periferias”; “A bem-aventurança da sede”.

Todos os dias começaram com a Missa às 7h30, seguida por uma meditação às 9h30. Às 16h, havia a segunda meditação, logo após, momento de adoração eucarística e oração das Vésperas.

Confira também: