O Papa Francisco celebrará, no próximo dia 3 de outubro, a Missa inaugural da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A confirmação foi feita pela Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta segunda-feira, indicando que a celebração acontecerá às 10h.

Concelebrarão com o Santo Padre somente os membros do Sínodo.

No dia 15 de setembro, o Vaticano anunciou a lista dos participantes do Sínodo dos Bispos, que acontecerá até o dia 23 de outubro.

A lista é liderada pelo Papa Francisco, como Presidente do Sínodo. Em seguida, encontram-se o Secretário Geral, Cardeal Lorenzo Baldisseri. Logo após, estão os presidentes delegados: Cardeal Louis Raphael I Sako, Patriarca da Babilônia dos Caldeus, Chefe do Sínodo da Igreja Caldeia (Iraque); Cardeal Desiré Tsarahazana, Arcebispo de Toamasina (Madagascar); Cardeal Charles Maung Bo, Arcebispo de Yangon (Myanmar); e Cardeal John Ribart, Arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné).

A lista inclui em seguida o Relator Geral, os Secretários Especiais, as comissões de Informação e Controvérsias.

Mais adiante, estão todos os Padres Sinodais, tanto os de nomeação pontifícia, eleitos e ex officio; assim como os colaboradores, auditores, consultores, assistentes e delegados fraternos de outras denominações cristãs.

Confira também: