Como é tradicional, o Papa Francisco saudou os noivos presentes na Audiência Geral, que aconteceu nesta quarta-feira, 7 de outubro, na Sala Paulo VI do Vaticano. Porém, nesta ocasião, ele quis brincar com eles e perguntou-lhes: “Há recém-casados? Ainda há corajosos?”.

Em seguida, o Pontífice confiou os novos casais presentes na Sala Paulo VI “à proteção materna de Nossa Senhora, Mãe de Cristo e nossa Mãe, para que cada um de vocês possa ser testemunha da Caridade de Cristo”.

Ao longo do seu Pontificado, o Papa Francisco dedicou especial cuidado em acompanhar os casais, sobretudo os novos esposos.

Por um lado, durante a oração do Ângelus, de 7 de outubro de 2018, o Santo Padre destacou que “aquilo que consente que os esposos permaneçam unidos no matrimônio é um amor de doação recíproca amparado pela graça de Cristo”.

“A Igreja”, afirmou então o Papa, “não se cansa de confirmar a beleza da família como nos foi recomendada pela Escritura e pela Tradição”.

Anteriormente, em 25 de fevereiro de 2017, o Pontífice encorajou os noivos a darem grande importância aos cursos pré-matrimoniais e a envolverem-se em sua formação para construir sua futura família sobre bases sólidas.

“Estou convencido de que precisamos de um verdadeiro catecumenato para o sacramento do matrimônio, e não fazer a preparação com dois ou três encontros”, explicou o Papa.

Nesse ensinamento, o Papa recordou aos esposos cristãos que “no sacramento do matrimônio Deus reflete neles a sua imagem e o caráter imenso de seu amor. O matrimônio, na verdade, é uma imagem de Deus, criada por Ele para nós”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: