O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 25 de março, o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Araçuaí (MG) de Dom Marcello Romano, de 54 anos, o qual afirma que cuidará de sua “saúde física (diabetes) e psicológica”; o santo padre também nomeou como Administrador Apostólico Dom José Carlos Brandão Cabral, Bispo de Almenara (MG).

Nascido em Conceição do Mato Dentro (MG), em 15 de agosto de 1965, Dom Romano estudou Filosofia no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e Teologia no Seminário Nossa Senhora do Rosário, na Diocese de Caratinga (MG).

Foi ordenado sacerdote em 1997, incardinado na Diocese de Guanhães, da qual também foi Administrador Diocesano no período em que esta esteve vacante, entre 2011 e 2012.

Em 13 de junho de 2012, foi nomeado Bispo de Araçuaí e recebeu a ordenação episcopal em 8 de setembro do mesmo ano, tendo como lema “Fazer o amor ser amado”. Tomou posse como nono bispo diocesano em 16 de setembro de 2012.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Marcello Romano assumiu o trabalho pastoral por tempos curtos em várias paróquias por ocasião de falta de padre. Foi pároco em Itinga, Jenipapo de Minas, Leme do Prado, Novo Cruzeiro e Comercinho.

Em um pronunciamento publicado nesta quarta-feira pela Diocese de Araçuaí, o agora Bispo Emérito, Dom Marcello Romano afirma que nos “últimos meses” percebeu “a necessidade de cuidar mais da saúde física (diabetes) e psicológica, e também buscar um aprofundamento maior na vida espiritual”.

Segundo o Prelado, esta “dolorosa decisão” foi tomada após um tempo “amadurecendo na direção espiritual, em preces e lágrimas”.

“Mesmo diante de decisões que resultam separações e despedidas, tenho convicção de que a vocação é dinâmica e a vida é sempre uma partida em missão. Agradeço muito a Deus a oportunidade de servir este povo durante quase oito anos. Também sou agradecido, por Deus me fazer perceber minhas limitações e experimentar a pequenez que me habita, algo tão humano, creio”, afirmou.

Dom Marcello Romano declarou que, como Bispo Emérito, seguirá rezando pela Diocese de Araçuaí, “por seu Bispo Diocesano, pelo Clero, pelas vocações, por seus agentes evangelizadores e pelas necessidades de todo o povo”.

Assim, ao explicar que agora fica “dispensado das funções referentes ao governo da Diocese”, mas permanece “no exercício do ministério episcopal”, disse que, “sempre que solicitado”, poderá “ajudar pastoralmente”. “Mesmo com o meu jeito de ser, tímido e introspectivo, tenho dons que poderão ser colocados a serviço de Deus e de seu povo nem outro contexto, sem as responsabilidades do governo e administração de uma Diocese”, expressou.

“Nesse novo tempo, quero estar mais perto do povo de Deus, nas comunidades, visitando famílias, levando conforto aos doentes, atendendo confissões, acolhendo e aconselhando a quem precisar, com a alegria do Evangelho, com proximidade e misericórdia samaritanas”, afirmou o Prelado, ressaltando que procurou fazer isso como Bispo, “mas de forma limitada, pela dimensão mais institucional do ministério episcopal”.

Por fim, agradeceu a todos que o “acolheram, apoiaram e sustentaram nesta caminhada, com sua amizade e orações”. “Peço perdão a todos quantos ofendi ou decepcionei. Senhor, misericórdia!”, assinalou.

“Vamos rezar pelo próximo Bispo da diocese de Araçuaí. Que ele tenha o coração de Jesus Bom Pastor, e possa corresponder melhor aos anseios deste povo querido. Que seu pastoreio seja acolhido e apoiado de verdade”, concluiu.

Confira também: