A Santa Sé divulgou na manhã de hoje uma mensagem de vídeo do Papa Francisco, na qual incentivou a colaborar com as Pontifícias Obras Missionárias e assegurou que “a oração é a primeira obra missionária”.

“Com esta breve mensagem, gostaria de apresentar-lhes uma realidade importante, mas pouco conhecida, para a missão da Igreja: as Pontifícias Obras Missionárias”, disse o Santo Padre em sua mensagem.

“Desde os primeiros tempos, o apoio recíproco entre as Igrejas locais, comprometidas em anunciar e testemunhar o Evangelho, foi um sinal da Igreja universal. De fato, a missão, animada pelo Espírito do Senhor Ressuscitado, amplia os espaços da fé e da caridade até os confins da terra”.

Na mensagem de vídeo, o Pontífice deu uma visão geral da história das Pontifícias Obras Missionárias: “No século XIX, o anúncio de Cristo recebeu um novo impulso com a fundação das Obras Missionárias, com o objetivo específico de rezar e agir concretamente para apoiar a evangelização nos novos territórios”.

“Estas obras foram reconhecidas como Pontifícias pelo Papa Pio XI, que desta maneira quis sublinhar que a missão da Igreja em relação a todos os povos está no coração do Sucessor de Pedro. E ainda é assim! As Pontifícias Obras Missionárias continuam hoje este serviço importante iniciado há quase duzentos anos. Estão presentes em cento e vinte países com diretores nacionais, coordenados por secretariados internacionais junto à Santa Sé”.

Na mensagem, o Santo Padre explicou por que as Pontifícias Obras Missionárias são importantes: “Primeiramente, são importantes porque devemos rezar pelos missionários e missionárias, pela ação evangelizadora da Igreja”.

“A oração é a primeira obra missionária, a primeira, que cada cristão pode e deve fazer, é também a mais eficaz, mesmo que isso não possa ser medido. De fato, o agente principal da evangelização é o Espírito Santo, e nós somos chamados a colaborar com Ele”, assinalou Francisco.

Além disso, “estas garantem em nome do Papa uma distribuição equitativa da ajuda, para que todas as Igrejas no mundo tenham um mínimo de assistência para a evangelização, para os sacramentos, para os seus sacerdotes, seminários, para o trabalho pastoral e para os catequistas. Apoio aos missionários que evangelizam e, especialmente, apoio com a oração, a fim de que o Espírito Santo esteja presente. É Ele quem promove a evangelização”.

O Papa Francisco concluiu a sua mensagem de vídeo encorajando “todos a colaborar na tarefa comum de anunciar o Evangelho e apoiar as jovens Igrejas através do trabalho dessas Obras Missionárias. Deste modo, em todos os povos, a Igreja continua a abrir-se a todos e a proclamar com alegria a Boa Nova de Jesus Cristo, Salvador do mundo”.

Confira também: