O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 26 de abril, no Vaticano um grupo de monjas de clausura que há alguns anos perderam o seu mosteiro num terremoto e as encorajou a que não se cansem de ser uma presença orante e consoladora para a população.

“Queridas Irmãs não se cansem de ser uma presença orante e consoladora para sustentar a população, provada pela terrível experiência e ainda necessitada de conforto e encorajamento”, escreveu o Papa em discurso que foi entregue às irmãs durante a audiência privada. 

O mosteiro de Santa Clara está localizado na cidade de Paganica, na região italiana de Abruzzo. Em 2009, o terremoto com epicentro na cidade de L'Aquila destruiu o mosteiro causando a morte da abadessa Madre Gemma Antonucci e ferimentos em outras irmãs.

As religiosas tiveram de se instalar numa estrutura provisória, e só depois de dez anos puderam regressar ao mosteiro restaurado.

Na tragédia, “Deus fortificou todas vocês”, disse o papa às monjas, e recordou a parábola do Evangelho do grão de trigo que deve morrer para dar fruto, para ressaltar que “assim foi também para a sua comunidade monástica”.

“Experimentaram uma grande dor, mas também o cuidado amoroso do Pai celestial e a solidariedade de tantas pessoas”, afirmou.

Da mesma forma, o Santo Padre disse que naquela noite do terremoto “perderam tudo, exceto Deus e a fraternidade” e acrescentou que “a partir destes dois pontos firmes, recomeçaram com coragem”.

“Agora a comunidade está reflorescendo formada por doze religiosas, todas jovens. Esta é a mensagem que vocês dão à população: diante da tragédia é necessário recomeçar a partir de Deus e da solidariedade fraterna. Agradeço-lhes!”, disse o Papa.

O Pontífice aconselhou a seguir o exemplo da Beata Antônia de Florença, que fundou o Mosteiro em 1447, a ser “sempre mulheres pobres e alegres pelo amor do Cristo pobre” para que “fiéis ao carisma recebido de Santa Clara e São Francisco, respondam com generosidade ao desejo que Deus colocou em seus corações, vivendo suas vidas como mulheres consagradas em total adesão ao Evangelho”.

Por fim, o Papa lhes agradeceu pela visita, pelas orações e pelo círio pascal que lhe deram e que decora a capela da Casa Santa Marta porque “através deste símbolo de Cristo, a luz do mundo, vocês estarão espiritualmente presente nas celebrações da Capela”.

“Invoco a luz e a força do Espírito Santo no seu caminho e acompanho-lhes com a Bênção Apostólica que concedo de meu coração. E por favor, continuem a rezar por mim e por toda a Igreja. Obrigado”, concluiu o Papa.

Mosteiro de Santa Clara

As Irmãs Clarissas de Paganica são monjas contemplativas de clausura que vivem do trabalho e da providência.

Para mais informações sobre o mosteiro, clique AQUI.

Confira também: