A cruz de Cristo é “atual e eficaz”, disse o papa Francisco, sobretudo “em uma situação como a contemporânea, caracterizada por mudanças rápidas e complexas”. “A cruz do Senhor”, disse o papa, é “fonte de salvação para os homens de todos os lugares e de todos os tempos”.

Francisco falava aos participantes no Congresso Teológico Internacional que ocorre na Pontifícia Universidade Lateranense, de 21 a 24 de setembro, com o tema “A Sabedoria da Cruz em um mundo plural”, no contexto das celebrações jubilares do terceiro centenário da fundação da congregação Passionista.

Na mensagem, enviada ao superior-geral da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, padre Joachim Rego, nesta terça-feira, 21, o papa afirmou que que “o apóstolo Paulo fala da largura, da longitude, da altura e da profundidade do amor de Cristo”.

“Contemplando o Crucificado, vemos todas as dimensões humanas abraçadas pela misericórdia de Deus”, disse o papa Francisco.

O amor compassivo do Senhor, disse o papa, “toca, através da Cruz, os quatro pontos cardeais e alcança os extremos da nossa condição, unindo inseparavelmente a relação vertical com Deus e a horizontal com os homens, numa fraternidade que a morte de Jesus fez definitivamente universal”.

“O imenso poder salvífico que se liberta da debilidade da Cruz indica à teologia a importância de um estilo que saiba unir a altura do pensamento com a humildade do coração”, afirmou Francisco.

Diante do Crucificado, continuou, a teologia é convidada “a dirigir-se à condição mais frágil e concreta do homem e a renunciar às modalidades e às tentativas polêmicas, compartilhando com ânimo alegre o esforço do estudo e buscando com confiança as preciosas sementes que a Palavra semeia em pluralidade descontínua e às vezes contraditória da cultura”.

Segundo o papa Francisco, os participantes no Congresso, ao longo dos próximos três dias “propõem-se aprofundar a atualidade da Cruz no contexto dos múltiplos areópagos contemporâneos”. O congresso “responde ao desejo de são Paulo da Cruz de se esforçar para que o mistério pascal, centro da fé cristã e do carisma da família religiosa passionista, se irradie e se difunda como resposta à Caridade divina e para que saia ao encontro das expectativas e esperanças do mundo”, acrescentou.

O congresso teológico buscará “dar a conhecer a sapientia crucis em diversos âmbitos -como os desafios das culturas, a promoção do humanismo e o diálogo inter-religioso e os novos cenários da Evangelização-, associando à reflexão científica uma série de manifestações que atestam o seu impacto benéfico em diversos contextos”, disse Francisco.

O pontífice concluiu sua mensagem manifestando sua confiança em que “a iniciativa, ao promover frutuosos diálogos teológicos, culturais e pastorais, contribua para uma leitura renovada dos desafios contemporâneos à luz da sabedoria da cruz, para que favoreça uma evangelização fiel ao estilo de Deus e próxima do homem”.

“Ao formular votos cordiais para os dias de estudo, invoco a proteção da bem-aventurada Virgem e de são Paulo da cruz e concedo de coração a bênção apostólica aos relatores, organizadores e a todos os participantes desta importante assembleia, e peço a todos que continuem rezando por mim”, concluiu o papa Francisco.

Confira também: