Vídeo mensagem do papa em língua italiana. Crédito: Vatican News.

O papa Francisco enviou, nesta sexta-feira 2 de julho, uma mensagem de vídeo aos participantes do encontro “A ciência para a paz”, que durante dois dias se celebra na sede da Universidade de Estudos de Téramo, promovido pela diocese de Téramo, na Itália, por ocasião do jubileu de São Gabriel.

Na mensagem em italiano, o papa enfatizou que “a ciência é um grande recurso para construir a paz” e afirmou que “nunca como neste tempo se percebe a necessidade de um relançamento da pesquisa científica para fazer frente aos desafios da sociedade contemporânea”.

Francisco chamou a dar testemunho “de que não pode nem deve haver oposição entre fé e ciência”. Explicou que, “para que o desejo de conhecimento que se esconde no coração de cada homem e de cada mulher cresça e se desenvolva, a investigação científica deve pôr os seus conhecimentos ao serviço de todos, procurando sempre novas formas de colaboração, de intercâmbio de resultados e de construção de redes”.

Sobre o contexto atual da pandemia do coronavírus, o papa afirmou que “a experiência da emergência sanitária tem instado ainda mais, e de alguma forma com mais urgência, o mundo da ciência a repensar as perspectivas da prevenção, da terapia e da organização sanitária, tendo em conta as repercussões antropológicas ligadas à convivência social e à qualidade das relações entre os membros da família e, sobretudo, entre as gerações”.

Nesse sentido, chamou à colaboração entre disciplinas e saberes, pois “nenhum saber científico deve caminhar sozinho e sentir-se autosuficiente”, ao contrário, “é preciso servi-la com a pluralidade dos saberes”.

Aos membros da comunidade científica, o Francisco recordou que lhes foi confiado “a tarefa de dar testemunho de que é possível construir um novo vínculo social, comprometendo-vos a fazer com que a investigação científica esteja próxima de toda a comunidade, desde a local até à internacional, e que juntos é possível superar qualquer conflito.”

Confira também: