O Papa Francisco enviou uma mensagem por motivo do funeral de Carmen Hernández, co-iniciadora do Caminho Neocatecumenal, falecida no dia 19 de julho e cujo anseio evangelizador – afirmou o Pontífice – deve ser mantido por aqueles que a conheceram e fazem parte deste movimento.

A mensagem do Santo Padre foi lida durante a Missa presidida na quinta-feira pelo arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, na Catedral de Santa Maria a Real da Almudena, na qual participaram o fundador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello.

No texto, o Pontífice assinalou que recebeu “com emoção a notícia da morte da Sra. Carmen Hernández”, que faleceu “depois de uma longa existência marcada por seu amor a Jesus e por um grande entusiasmo missionário”.

Francisco expressou sua proximidade aos familiares e membros deste movimento “nesta hora de dolorosa separação”, assim como “a todos que apreciaram seu ardor apostólico concretizado, sobretudo, ao indicar um caminho de redescoberta do batismo e da educação permanente na fé”.

“Dou graças ao Senhor pelo testemunho desta mulher, animada por um amor sincero pela Igreja, que passou sua vida no anúncio da Boa Nova em todo lugar, mesmo naqueles mais distantes, não esquecendo as pessoas mais marginalizadas”, expressou o Papa.

“Confio em sua alma à Bondade Divina para que a acolha na alegria da Páscoa eterna e anime aqueles que a conheceram e todos aqueles que fazem parte do Caminho Neocatecumenal a manter vivo seu anseio evangelizador, em uma comunhão ativa com os bispos e sacerdotes e exercitando a paciência e misericórdia para com todos”, animou.

Antes de concluir sua mensagem, o Papa invocou “a intercessão materna da Virgem Maria” e transmitiu “aos presentes no rito de exéquias a bênção apostólica”.

Um desejo missionário irresistível

Por sua parte, em sua homilia, Dom Osoro recordou passagens do início do Caminho Neocatecumenal e destacou o ardor missionário de Carmen Hernández.

O Prelado lembrou que foi em Madri onde Hernández experimentou “a graça transformadora da Palavra de Deus, quando se encontrou com Kiko entre os pobres”.

“Palavra, liturgia e comunidade – afirmou Dom Osoro – serão a base de um novo caminho de encontro com Cristo e com sua Igreja, de uma nova maneira que fascina hoje um milhão e meio de cristãos que, espalhados por 30.000 comunidades, anunciam Jesus Cristo”.

Do mesmo modo, afirmou que “crer na Ressurreição de Jesus Cristo provocou em Carmen um desejo missionário irresistível”, que a levou a viver “com um testemunho sincero e corajoso” e a amar a Igreja e o Sucessor de Pedro.

Finalmente, o Arcebispo de Madri convidou a “colocar nas mãos do Senhor a vida de nossa irmã e pedir-lhe que perdoe todas as suas faltas, a quem quis viver com as convicções que o apóstolo São Paulo nos manifesta: ‘Se vivemos, vivemos para Deus, se morremos, morremos para Deus, na vida e na morte somos de Deus’”.

“A Virgem Maria nos acompanha sempre neste encontro definitivo com Deus, assim quis o Senhor; Ele a deu a nós como Mãe, para que vivêssemos na mesma confiança do Senhor que o acompanhou até o final, Ela escutou Jesus dizer: ‘Pai, em tuas mãos entrego minha vida’. Descanse em paz, Carmen, iniciadora com Kiko do Caminho Neocatecumenal. E a nós, dê o descanso de saber que o triunfo do homem é o triunfo de Cristo”, concluiu.

Confira também: