“A proximidade e a solidariedade entre as nossas Igrejas são uma contribuição indispensável à fraternidade universal e à justiça social, de que a humanidade tão urgentemente necessita”, disse o papa Francisco em mensagem dirigida ao patriarca ecumênico Bartolomeu I por ocasião do 30º aniversário da eleição dele como arcebispo de Constantinopla e patriarca ecumênico.

“Uno-me a você em agradecimento ao Senhor pelas muitas bênçãos concedidas à sua vida e ministério ao longo desses anos, e rezo para que Deus, de quem vêm todos os dons, conceda-lhe saúde, alegria espiritual e graça abundante para sustentar todos os aspectos de seu elevado serviço”, escreveu o papa.

Além disso, Francisco agradeceu a Deus e recordou diferentes ocasiões em que ambos puderam constatar que cultivaram sua “amizade fraterna”, desde a inauguração de seu ministério papal em Roma, e encontros como em Jerusalém, Assis, Cairo, Lesbos, Bari, Budapeste.

O papa disse compartilhar com o patriarca Bartolomeu “a compreensão de nossa responsabilidade pastoral comum diante dos desafios urgentes que toda a família humana enfrenta hoje”.

Francisco destacou o “compromisso com a salvaguarda da criação” e sua reflexão sobre esta questão, a partir da qual disse: “Aprendi e continuo aprendendo muito”.

“Seu testemunho e ensinamento sobre a necessidade de conversão espiritual da humanidade adquiriram relevância duradoura” durante a pandemia da Covid-19, que causou “graves repercussões sanitárias, sociais e econômicas”, disse o papa.

Por último, Francisco agradeceu ao patriarca ecumênico “por ter sempre indicado o caminho do diálogo, na caridade e na verdade, como único caminho possível para a reconciliação entre os fiéis em Cristo e para o restabelecimento da plena comunhão”.

Confira também: