Por ocasião da inauguração da Torre de Maria na Basílica da Sagrada Família de Barcelona, Espanha, o papa Francisco exortou a seguir o exemplo da Virgem Maria “com gestos diários de amor e serviço".

Em uma mensagem de vídeo enviada ontem, Solenidade da Imaculada Conceição, o papa saudou “de maneira especial aos mais pobres daquela grande cidade, aos doentes, aos afetados pela pandemia da covid-19, aos idosos, aos jovens cujo futuro está comprometido por diferentes situações, às pessoas que vivem momentos de provação”.

“Queridos amigos, para todos vocês hoje brilha a estrela da Torre de Maria”, disse o papa.

A vídeo mensagem foi transmitida no final da missa pelo acendimento da estrela da torre da Mãe de Deus, presidida pelo arcebispo de Barcelona, ​​cardeal Juan José Omellá, na Basílica da Sagrada Família.

Depois de recordar que a Virgem Maria "é a estrela da Nova Evangelização", Francisco disse que "levantando os olhos para a estrela que coroa a torre, convido vocês a contemplar a nossa Mãe, porque cada vez que olhamos para Maria voltamos a acreditar na força revolucionário da ternura e do afeto”.

O papa destacou que Nossa Senhora “é realmente uma obra de arte” e destacou que “em perfeita harmonia com o plano de Deus para ela, a Virgem Maria tornou-se a mais santa, humilde, dócil e transparente diante de Deus”.

Destacando o trabalho do arquiteto da Basílica da Sagrada Família, o papa disse que Antonio Gaudí “quis que esse mistério coroasse o portal da fé, o primeiro que construiu, para que ao recitar a oração à Santíssima Trindade, que reescreve em toda a Basílica, pudéssemos aprender a ser, como Maria, o templo deste mistério e a adorar a Deus em espírito e em verdade”.

O papa exortou os fiéis a seguir “o exemplo da Virgem Maria com gestos diários de amor e serviço”.

“Ao rezar com Maria, meditamos os mistérios da vida de Jesus”, disse ele, destacando que “também discernimos o caminho que Ele nos indica e recebemos a força para rejeitar as tentações da violência ou do benefício imediato”.

Francisco disse que “rezo para que cada um faça com que Barcelona seja mais vivível e acolhedora para todos. Confio de maneira especial àquelas pessoas que desempenham cargos de maior responsabilidade. Que a Virgem Maria obtenha para eles a sabedoria, prontidão para servir e abertura de espírito”.

“Que Santa Maria proteja as famílias com a sua estrela luminosa”, disse, e recordou que “Ela, formando a Sagrada Família de Nazaré, junto com o Menino Jesus e São José, viveu situações semelhantes às de muitas famílias de hoje”.

“Gaudí retratou a Família no portal da esperança, expressando com os rostos dos trabalhadores os sofrimentos e dificuldades que os colocam em comunhão com os que a Sagrada Família passou”, destacou.

O papa Francisco também pediu que “não deixem de rezar pelos pobres, pelos excluídos, porque eles estão no coração de Deus”.

“E muitas vezes somos responsáveis por sua pobreza e exclusão. Aproveitemos a oportunidade para examinarmos a nós mesmos, quanta responsabilidade temos em tudo isso”, disse.

No final da mensagem, o papa pediu que “não se esqueçam da árvore, não se esqueçam dos idosos. A árvore sem raízes não cresce, não floresce. Não descartemos os idosos”.

Os idosos, continuou, “não são material descartável, eles são memória viva. Deles vêm a seiva que faz tudo crescer. Ajudemos o diálogo entre jovens e idosos, para que eles transmitam esta sabedoria que os fará crescer e desabrochar”.

“Que Deus os abençoe e que a Virgem Santa, Nossa Mãe Imaculada, cuide de vocês. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado”, concluiu.

Confira também:

 

Mais em