A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) e a Nunciatura Apostólica no México confirmaram em 2 de março que o Papa Francisco enviará ao país Dom Charles Scicluna, Arcebispo de Malta e vice-secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, e Mons. Jordi Bertomeu, "em uma missão de colaboração com a nossa Igreja" pela luta contra os abusos sexuais.

Em um comunicado, a CEM enfatizou que a missão de Dom Scicluna e de Mons. Bertomeu "busca beneficiar os menores e mais vulneráveis, promovendo-nos como Igreja, e especificamente nós como bispos, para continuar guardando esses nossos irmãos".

"Confiamos que servirá para melhorar a resposta a esses casos, buscando a ação da justiça civil e canônica sob o princípio da ‘tolerância zero’, para que nenhum caso fique impune em nossa Igreja", indicaram os bispos mexicanos.

A missão de Dom Scicluna e Mons. Bertomeu começará em 20 de março e durará até 27 do mesmo mês.

Segundo a Nunciatura Apostólica no México, em 20 de março, os enviados do Papa se encontrarão com todos os bispos mexicanos na Casa Lago. No dia 23 de março, irão se reunir com os Superiores Maiores dos Religiosos do México.

A Nunciatura assinalou em um comunicado que "durante todos os outros dias a missão estará à disposição de todos aqueles que desejam contatá-la para compartilhar suas experiências ou para receber orientação ou assistência. Esses encontros serão realizados na Nunciatura Apostólica".

Dom Charles Scicluna e Mons. Jordi Bertomeu foram enviados ao Chile em junho de 2018, pelo Papa Francisco, para investigar denúncias de encobrimento na Diocese de Osorno.

Naquela ocasião, Dom Scicluna e Mons. Bertomeu receberam e ouviram as denúncias de várias vítimas de abuso sexual.

A CEM assinalou que “é claro que, para que a Igreja seja capaz de contribuir de modo eficaz à luta contra este flagelo que se verifica em vários âmbitos da sociedade (família, escola e trabalho, entre outros), a primeira coisa que deve fazer é se comprometer em erradicar completamente este fenômeno do seu interior".

"Exortamos nossos irmãos bispos do México e superiores maiores das congregações religiosas a aproveitar esta oportunidade com maior disposição e abertura, dada a experiência do Arcebispo Scicluna e de Mons. Bertomeu nesse assunto", afirmou.

Os bispos mexicanos reiteraram seu “reconhecimento pelo valor das vítimas que levantaram suas vozes, o trabalho de investigação e divulgação dos meios de comunicação, assim como a luta de muitos membros da Igreja e pessoas de boa vontade comprometidas com a proteção de menores”.

“Rezamos a Deus e a Santa Maria de Guadalupe, para que esta missão tão importante nos ajude como Igreja a agir rápida e justamente para erradicar esses crimes e todas as formas de abuso contra menores, dentro e fora da Igreja; e para que se fortaleça a fé, a esperança e a caridade do povo de Deus que peregrina no México”, disseram.

Aqueles que desejam se encontrar com os enviados do Papa Francisco podem entrar em contato com a Nunciatura Apostólica pelo telefone +525556633999, ou por e-mail, escrevendo para nunciatura.mexico@diplomat.va.

"A Nunciatura Apostólica garante a total reserva e confidencialidade tanto das pessoas que recorrerão a ela como do conteúdo em questão", afirmou a Nunciatura em seu comunicado.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: