O Papa Emérito Bento XVI mostrou seu apoio ao debate sobre direitos humanos que se está desenvolvendo no Vaticano durante estes dias e sua preocupação pela destruição da ideia de direito bem como o advento de novos “direitos” que surgem ao distorcer as verdadeiras noções oferecidas pela declaração universal dos direitos humanos.

Em concreto, em uma carta enviada ao Pe. Federico Lombardi com motivo do Simpósio Internacional sobre o tema “Direitos fundamentais e conflito entre direitos”, organizado em colaboração entre a Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI e a Libera Università Maria Santissima Assunta, o Papa emérito Bento XVI considerou a importância de “que se fale explicitamente sobre a problemática da ‘multiplicação de direitos’ e do risco da ‘destruição da idéia de direito’”.

Neste sentido, considerou que este simpósio é uma “iniciativa extraordinariamente útil”. O tema, diz o Papa Ratzinger, “É uma questão atual e fundamental para tutelar as bases de convivência da família humana, que merece ser, uma vez mais, situada como objeto de uma reflexão profunda e sistemática”.

Por isso, “ofereço a todos os relatores e participantes no Simpósio minha estima e minha proximidade na oração para que o Senhor abençoe os trabalhos como um precioso serviço para a Igreja e para o bem da família humana”.

Leia também: