O Papa Francisco doou 100 mil euros à Cáritas italiana, por meio do Dicastério do Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, para apoiar todo o território italiano nesta fase emergencial de disseminação do contágio do coronavírus COVID-19.

Essa quantia em dinheiro quer ser "uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual" do Santo Padre para incentivar paternalmente os serviços essenciais em favor dos pobres e dos mais frágeis e vulneráveis da nossa sociedade, que as Cáritas em nível diocesano e paroquial garantem diariamente na Itália.

A contribuição para apoiar “o amado povo italiano”, acompanhada pela oração, “faz parte do compromisso em favor das igrejas locais que, através das Cáritas nacionais e das Cáritas diocesanas, garantem ajuda e solidariedade em favor daqueles que se encontram em dificuldade e em condições de precariedade e de necessidade”, explicou o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

"Um tempo que não é fácil para todos nós, junto com todas as igrejas diocesanas da Itália, nos sentimos abraçados pelo Papa Francisco", afirmou o diretor da Cáritas Italiana, Pe. Francesco Soddu, que acrescentou que "estamos constantemente em contato com os delegados regionais e os diretores diocesanos para manter seu compromisso diário, neste momento tão particular, para que não falte o testemunho de caridade em nossas comunidades para apoiar os últimos e os mais indefesos”.

Assim, Pe. Soddu enfatizou que a atual emergência de saúde em toda a Itália "requer atenção e prudência, mas, de qualquer forma, não pode faltar a nossa proximidade com aqueles que, sobretudo hoje, têm o risco de serem deixados mais sozinhos”.

"Justamente no momento em que o medo e a desconfiança em relação ao próximo poderiam prevalecer, a fé e a esperança em Deus – que o Papa Francisco confirma continuamente com os seus gestos – nos chamam a colocar em prática uma nova ‘fantasia da caridade’, que nos faça sair todos juntos desta crise”, concluiu o diretor da Cáritas italiana.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: