O Papa Francisco lembrou nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, que o trabalho caritativo "requer ser alimentado com oportunas pausas de oração e de escuta da Palavra de Deus”.

Durante um encontro que teve com membros do Círculo de São Pedro, associação que atua há 150 anos a serviço dos pontífices em trabalhos voluntários e de caridade na Diocese de Roma, o Santo Padre assegurou que "a atividade voluntária pode se tornar uma experiência de Deus e de oração".

Portanto, animou-os a não esquecerem "a força e importância da oração" para "todos aqueles que estão engajados no trabalho caritativo".

"O segredo da eficácia de todo projeto de vocês é a fidelidade a Cristo e a relação pessoal com Ele na oração. Assim vocês estarão prontos a socorrer aqueles que hoje vivem em condições de dificuldade ou de abandono", assegurou.

Insistiu que "nossa vida de todos os dias deve ser permeada pela presença de Jesus, sob cujo olhar devemos colocar também os sofrimentos dos enfermos, a solidão dos anciãos, os temores dos pobres, as fragilidades dos excluído".

Francisco destacou o trabalho desta associação em Roma em favor "dos pobres e daqueles que sofrem". "Vocês abordam principalmente os setores da pobreza humana em Roma, participando generosamente das situações e necessidades de tantos irmãos e irmãs. Continuem dando grande atenção às novas pobrezas buscando, em toda situação de dificuldade, oferecer conforto e auxílio aos mais pobres, sem distinção", incentivou.

"Toda pessoa pobre é digna de nossa preocupação, independentemente de religião, etnia ou qualquer outra condição. Saindo ao encontro dos pobres, levando alívio para os enfermos e sofredores, vocês servem a Jesus", afirmou.

O Círculo de São Pedro foi fundado em Roma em 1869 por um grupo de jovens, para demonstrar sua fidelidade ao Papa Pio IX em um momento particularmente tumultuado para a Igreja, com a dissolução dos Estados Pontifícios e a incorporação de seu território ao Reino da Itália reunificado.

Confira também: