O papa Francisco enviou uma mensagem por ocasião do Círio de Nazaré 2021, que por causa das medidas de combate à pandemia de covid-19 impostas, não terá as tradicionais procissões que reúnem milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA). Por isso, o papa pediu que as famílias vivam este Círio com a “meditação atenta da Palavra de Deus” e a “oração do Santo Rosário”.

A carta assinada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, afirma que “ainda este ano, devido às medidas de segurança sanitária, não será possível realizar a tradicional romaria. Entretanto, para que este contratempo não seja motivo que impeça-nos de elevarmos aos Céus, à nossa Virgem Mãe Amorosa, a mais sincera e profunda expressão de nossa devoção, o Santo Padre exorta a todas as famílias que vivenciem estes dias festivos especialmente através da meditação atenta da Palavra de Deus e da oração do Santo Rosário, pois ‘a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova’”.

“Neste sentido, o papa Francisco se associa de bom grado às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro em homenagem à Rainha da Amazônia, implorando, por Sua intercessão, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam interiorizar cada vez mais ‘o Evangelho da Família na Casa de Maria’”, afirma, referindo-se ao tema deste ano do Círio de Nazaré.

O Círio de Nazaré acontece todos os anos no segundo domingo de outubro em honra a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e chamada também “Rainha da Amazônia”. Em 2019, última vez em que ocorreu, a procissão reuniu cerca de 2 milhões de pessoas e durou aproximadamente quatro horas e meia.  Além da procissão do segundo domingo de outubro, a festa conta ainda com uma programação que se estende por vários dias, incluindo missas, momentos de adoração e procissões.

Este ano, porém, a programação será adaptada às medidas de combate à covid-19 determinadas pelas autoridades sanitárias e não haverá as procissões. A missa solene de abertura do Círio 2021 acontecerá nesta terça-feira, 5 de outubro, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré. No domingo, 10 de outubro, haverá um sobrevoo com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sobre a cidade de Belém.

A programação completa do Círio de Nazaré 2021 pode ser conferida no site da Basílica Santuário de Nazaré.

Confira também: