O papa Francisco fez um chamado para intensificar a oração, o jejum e a penitência ao pedir a Deus pela paz no Afeganistão, país que enfrenta um futuro tenebroso após a tomada do poder por parte dos extremistas talibãs no passado 14 de agosto.

Francisco fez essa chamada durante a oração do Angelus neste domingo, 29, expressando sua dor pelos que estão sofrendo. Ele fez uma referência especial às vítimas e aos familiares dos mortos e feridos no atentado ocorrido na quinta-feira, 23, no aeroporto de Cabul. Já são mais de 180 mortos, entre eles 13 militares americanos, e mais de 200 feridos. A maioria das vítimas são cidadãos afegãos que tentavam embarcar num dos aviões fretados pelos países ocidentais para repatriar seus funcionários diplomáticos e colaboradores locais.

Ao terminar a oração do Angelus, Francisco disse que acompanha “com grande preocupação a situação no Afeganistão” e que participa “do sofrimento das pessoas que choram por quem perdeu a vida nos ataques suicidas ocorridos na quinta-feira passada e daqueles que buscam ajuda e proteção”.

“Confio à misericórdia de Deus onipotente os defuntos e agradeço àqueles que trabalham para ajudar aquela população tão provada, de modo especial as mulheres e as crianças”, afirmou.

“Peço a todos que continuem ajudando os necessitados e rezando para que o diálogo e a solidariedade levem a estabelecer uma convivência pacífica e fraterna, e ofereçam esperança para o futuro do país”, disse Francisco. Ele considerou que “em momentos históricos como este não podemos permanecer indiferentes. A história da Igreja nos ensina isso. Como cristãos, esta situação nos compromete”.

“Por isso, dirijo um apelo a todos a intensificar a oração e a praticar o jejum. Oração e jejum, oração e penitência. Este é o momento de fazê-lo. Estou falando sério: intensificar a oração e praticar o jejum, pedindo ao Senhor misericórdia e perdão”.

Confira também: