O Papa Francisco presidirá uma celebração eucarística por ocasião do Dia dos Fieis Defuntos, no próximo dia 2 de novembro, no cemitério Laurentino, em Roma.

A Missa, começará às 16h (horário local) e será concelebrada pelo Vigário de Roma, Cardeal Angelo Donati, Bispo Auxiliar da região setor sul, Dom Paolo Lojudice, e o capelão da Igreja de Jesus Ressuscitado, dentro do cemitério, Mons. Caludio Palma.

Além da celebração eucarística, Francisco visitará o “Jardim dos Anjos”, que tem uma área dentro do cemitério Laurentino onde estão enterrados bebês falecidos antes de nascer.

O Laurentino é o quarto cemitério romano no qual o Santo Padre celebrará a Missa no Dia dos Fieis Defuntos. Nos anos de 2013, 2014 e 2015 celebrou a eucaristia no cemitério monumental de Verano. Em 2016, no cemitério de Prima Porta e, em 2017, no cemitério Americano, na cidade de Nettuno (sul da capital italiana).

A cidade de Roma se prepara para diferentes celebrações religiosas por ocasião da Solenidade de Todos os Santos e a Celebração dos Fiéis Defuntos. Além da Missa presidida pelo Pontífice, haverá outras Missas em diferentes cemitérios de Roma.

Além disso, jovens voluntários distribuirão na entrada dos cemitérios romanos um subsídio que contém a oração do Pai Nosso, a Ave Maria e a oração do Descanso Eterno.

Do mesmo modo, a Diocese de Roma propôs uma catequese para preparar-se para a Comemoração dos Fieis Defuntos com o Cardeal Luis Francisco Ladaria, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, sobre o tema "Chamados à vida eterna e á santidade". O evento aconteceu no dia 29 de outubro, na Sala da Conciliação do Palácio de Latrão.

O cemitério Laurentino, fundado em 2002, é o terceiro maior da cidade de Roma, com 21 hectares. O “Jardim dos Anjos” foi criado em 2012 e tem uma área de 600 metros quadrados.

Confira também: