“Não pode ser um bom padre sem um diálogo filial com o bispo”, assegurou o Papa Francisco durante a audiência aos seminaristas da Diocese italiana de Agrigento, no sábado, 24 de novembro.

O Santo Padre pediu aos seminaristas que se mantenham sempre, durante todo o seu ministério sacerdotal, unidos ao bispo, porque o bispo “é aquele que em nome de Deus diz: ‘este é o caminho’”.

Em seu discurso aos seminaristas, o Santo Padre assinalou que, na vocação de ir à missão em saída, existe o perigo de "sair mal". "Se não há horizonte apostólico, há o perigo de errar e sair não para levar uma mensagem, mas para ‘passear’”.

Para evitar isso, o Papa recomendou estar sempre em comunhão com o Bispo, pois “definitivamente, quem dá a missão é o bispo”. “Não se pode viver o sacerdócio sem uma missão. O bispo dá somente um encargo, ‘ocupe-se desta paróquia’, como o chefe de um banco dá tarefas aos empregados? Não! O bispo dá uma missão: ‘Santifica aquelas pessoas, leva Cristo àquelas pessoas’”.

Por esta razão “é importante o diálogo com o bispo”. “O bispo é pai! É pai que ajuda a crescer, é pai que prepara para a missão. E quanto mais o bispo conhece o sacerdote, tanto menor será o perigo de errar na missão que ele dará”.

Francisco pediu aos seminaristas: “Por favor, deixem-se formar. Não são caprichos aquilo que pedem os formadores. Se vocês não estão de acordo, falem sobre isso”. “Isso é importante, para dizer o que você sente. Assim se pode formar sua personalidade”.

O Pontífice recordou que “a Igreja não é um organograma. É verdade que às vezes usamos um organograma para ser mais funcionais, mas a Igreja vai além do organograma, é outra coisa: é a vida, a vida ‘organizada’ no Espírito Santo”.

Confira também: