O Papa Francisco anima os cristãos a que "ajudem os marítimos a conhecer Jesus Cristo e a viver segundo os seus ensinamentos, no respeito mútuo e na aceitação recíproca".

Assim escreve o Santo Padre em uma mensagem enviada por ocasião da abertura do trabalho da 11ª Conferência Mundial da “Associação Marítima Internacional Cristã”, que acontecerá de 21 a 25 de outubro, em Kaohsiung (Taiwan), com o tema “50 anos de trabalho conjunto em prol dos marinheiros, pescadores e suas famílias”.

“Este aniversário me oferece a oportunidade para exortar todos a continuar, com renovado espírito ecumênico, o seu serviço ao povo do mar”, diz o Papa e pede aos participantes que nos dias de encontros e reflexões “encontrem formas cada vez mais eficazes de ajudar os marinheiros, os pescadores e as suas famílias”.

Além disso, o Papa Francisco recorda a mensagem, que continua sendo atual, da Carta Apostólica "Stella maris", escrita por São João Paulo II, em 1997, na qual "delineou as linhas fundamentais para o cuidado pastoral das muitas pessoas que trabalham no mar e das suas famílias, bem como das que viajam pelo mar".

"Nesse documento, o meu Predecessor convidou-nos a trabalhar para que as pessoas do mar disponham abundantemente dos meios necessários para levar uma vida santa", acrescenta.

Assim, o Papa Francisco renova o convite aos representantes das diferentes tradições cristãs, para “que vocês ajudem os marítimos a conhecer Jesus Cristo e a viver segundo os seus ensinamentos, no respeito mútuo e na aceitação recíproca”.

“Encorajo vocês a superarem as dificuldades que por vezes possam encontrar na sua missão, promovendo com convicção o espírito ecumênico. Acompanho vocês com a minha oração e com a bênção que de bom grado invoco sobre vocês, sobre os seus trabalhos nestes dias e sobre todos os que foram confiados ao seu serviço pastoral. Que o Senhor os abençoe e, por favor, rezem por mim”, conclui.

Confira também: