Entrevistado pelo jornalista espanhol Jordi Évole, em seu programa de televisão transmitido em 22 de março, o Papa Francisco fez um chamado aos empresários a não abandonarem seus funcionários durante a crise causada pelo coronavírus COVID-19: “O ‘salve-se quem puder’ não é a solução".

O Papa Francisco declarou que, embora "cada um tenha que buscar as soluções concretas em cada situação", “certamente o ‘salve-se quem puder’ não é a solução”. 

“Uma empresa que demite para se salvar não é uma solução. Neste momento, mais do que despedir, é preciso acolher e fazer sentir que há uma sociedade solidária, são os grandes gestos que são necessários agora”, assinalou.

O tipo de coronavírus identificado como COVID-19 foi registrado pela primeira vez em Wuhan (China) e se espalhou para quase 180 países. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 21 de março, foram confirmadas 266.073 infecções por coronavírus COVID-19 e 11.184 mortes em todo o mundo.

O Santo Padre indicou que, embora não conheça a administração e as perdas administrativas e econômicas das grandes corporações, "conheço as penúrias que vão passar os empregados, o operário, a operária, a empregada que vocês vão demitir”.

“Não digo que isso seja a coisa boa da peste. Não, lamentavelmente, tudo é ruim. Mas aparecem realidades e devemos enfrentar estas realidades”, disse.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: