A Associação Portas Abertas publicou uma lista atualizada com os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos. Quatro nações da América Latina estão no ranking: Colômbia, Cuba, México e Nicarágua.

O estudo revela que "o número de cristãos perseguidos atingiu o total de 360 milhões em todo o mundo”.

Desde 1993, Portas Abertas publica anualmente um ranking dos 50 países onde é mais difícil seguir Jesus.

Segundo o estudo, a Colômbia é o país mais perigoso para os cristãos no continente americano e ocupa o 22º lugar no mundo.

Embora a maioria dos seus habitantes professe a religião cristã, os seguidores de Jesus nas áreas rurais "são alvos de grupos criminosos e enfrentam perseguição das próprias comunidades indígenas".

O estudo Portas Abertas adverte que na Colômbia “grupos guerrilheiros armados e gangues ainda controlam e lutam por grande parte do território nacional”.

Esses grupos “veem a Igreja como uma ameaça a seu poder e estabilidade, principalmente quando os membros de gangues se tornam cristãos ou líderes da igreja falam contra a violência e a corrupção”.

Cuba aparece na 27ª posição dos países mais perigosos para os cristãos. Neste país, a Igreja é constantemente perseguida pelo regime comunista.

“Ativistas cristãos ou líderes religiosos que falam contra a corrupção ou questões políticas podem ser detidos e presos”, diz o estudo.

“O governo tem um banco de dados de igrejas e pastores considerados 'contrarrevolucionários', mas os cristãos temem que seja outra forma de monitorá-los e controlá-los”, diz afirma Portas Abertas.

O México ocupa o 38º lugar nesta lista e é o terceiro país latino-americano mais perigoso para os cristãos.

No país asteca existem cerca de 150 gangues do crime organizado financiadas por poderosos cartéis de drogas.

O estudo afirma que os cristãos que vivem em áreas dominadas por esses grupos são constantemente ameaçados por ousarem pregar contra o crime.

“A impunidade e instabilidade política contribuem para o sistema falho de justiça”, diz o estudo.

O quarto país latino-americano nesta lista é a Nicarágua, que atualmente vive sob a ditadura de Daniel Ortega e Rosario Murillo.

“Igrejas católicas romanas são as mais suscetíveis à oposição”, diz Portas Abertas.

Além disso, “o governo é particularmente hostil às igrejas que ofereceram abrigo e cuidados às pessoas durante os protestos contra o governo que irromperam em 2018”.

A lista publicada por Portas Abertas é liderada pela Coreia do Norte, que continua sendo um país “extremamente hostil para os cristãos”.

“Se descobertos pelas autoridades, cristãos são enviados para campos de trabalho forçado como prisioneiros políticos, onde as condições são cruéis, ou mortos no local – a família deles compartilhará do mesmo destino”, diz o estudo.

Na Coreia do Norte “o cristianismo é visto como uma ameaça específica à ideologia ditatorial e ao regime do país”.

Mais em

Outros países na lista das nações mais perigosas para os cristãos são Somália, Iêmen, Eritreia, Líbia, Nigéria, Paquistão, Irã, Afeganistão e Sudão. Todos de maioria islâmica.

O secretário-geral de Portas Abertas, Marco Cruz, acredita que para enfrentar esta extrema perseguição “é preciso conhecer a realidade que nossos irmãos e irmãs enfrentam”.

Além disso, destaca a importância de responder a essa violência “com amor extremo”. “Que ele nos impulsione a orar e agir para suprir as necessidades de nossos irmãos e irmãs, ajudando-os a permanecerem firmes no amor que lança fora todo medo”, conclui.

Confira também: