O padre Jude Kingsley Maduka, sequestrado na sexta-feira (19) enquanto inspecionava uma nova capela de adoração na Nigéria, foi libertado na segunda-feira (22), segundo o chanceler da diocese de Okigwe, no sudeste do país.

O padre Princewill Iwuanyanwu, chanceler diocesano, agradeceu a todo o povo de Deus "por suas fervorosas orações e demonstrações de amor" para com o padre Maduka, pároco da igreja de Cristo Rei.

O bispo de Okigwe, dom Solomon Amanchukwu Amatu, tinha pedido orações pela libertação do padre.

O sequestro do padre Maduka é o mais recente de uma série de sequestros de membros do clero na nação mais populosa da África.

No dia 4 de maio foram libertados o padre Chochos Kunav e o padre Raphael Ogigba, sequestrados no dia 29 de abril na diocese de Warri.

Em 15 de abril, o padre Michael Ifeanyi Asomugha, coadjutor da paróquia de São Paulo Osu na diocese de Okigwe, também foi libertado.

Esta nação da África Ocidental tem lutado contra o aumento da violência orquestrada por gangues, cujos membros fazem ataques indiscriminados, sequestros para resgate e, em alguns casos, assassinatos.

Desde 2009, a Nigéria vive a insurgência do grupo terrorista Boko Haram, que visa transformar a Nigéria em uma nação islâmica.

Confira também: