O padre católico ucraniano dos EUA Jason Charron viajou com um paroquiano para a Ucrânia e juntos conseguiram resgatar 22 crianças que ficaram órfãs por causa da invasão russa.

Na Igreja greco-católica ucraniana, assim como em outras igrejas de rito oriental que estão em comunhão com Roma, há padres casados, desde que o casamento tenha ocorrido antes da ordenação. Jason Charron é casado, pai de sete filhos e serve como pároco da Igreja católica ucraniana da Santíssima Trindade em Carnegie, Pensilvânia, e da Igreja católica ucraniana de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Wheeling, Virgínia Ocidental.

Semanas antes de 24 de fevereiro, data do início do conflito militar, padre Charron havia ajudado um casal de sua paróquia, Alan e Anita Sherwood, a adotar uma menina da Ucrânia.

Em uma entrevista ao programa News Nightly da EWTN, grupo a que pertence ACI Digital, padre Charron explicou que sua esposa "conhece pessoas na Ucrânia", então eles colocaram Alan e Anita "em contato com algumas pessoas de sua terra natal".

O padre contou que eles trouxeram uma garota para uma visita domiciliar e disse que ela "não apenas roubou seus corações, mas também os corações de todos da minha paróquia".

"Depois de quatro ou cinco semanas de visita, no final, Alan disse a este lindo anjinho: 'Se algo de ruim acontecer, se você estiver em perigo, eu irei resgatá-la'", sem saber que em breve os ucranianos teriam que fugir do país antes da invasão russa”, disse o padre Charron.

Charron contou que no dia em que o conflito começou, Alan correu para a igreja para lhe dizer que tinha que viajar para a Ucrânia. Então, eles acabaram voando para a Polônia juntos e foram até a fronteira em busca da menina.

“À medida que você se aproxima da fronteira e está atravessando, pode ver esse mar de humanidade, a perder de vista, de pessoas fazendo fila para sair”, lembrou padre Charron. "Eu tive aquele frio na barriga de 'como vou sair daqui?', pois depois que cruzei a fronteira, não sabia o que me esperava”.

Assim que conseguiram entrar na Ucrânia, os dois foram para o orfanato e conseguiram levar os órfãos para um local seguro na Lituânia.

Padre Charron disse que a Ucrânia tem sorte de ter a Polônia como país vizinho, pois "a Polônia católica está viva neste momento".

O padre expressou sua admiração pelo fervor e presença ativa da comunidade católica, traduzida na “forma com que tratam suas viúvas e órfãos”.

“Nós vemos isso no primeiro capítulo de São Tiago. Essa é a medida da verdadeira religião. Se você cuida das viúvas e dos órfãos”, concluiu.

Confira também: