Um padre relembrou no twitter 14 formas concretas pelas quais podemos amar o próximo e, assim, avaliar o quanto realmente amamos a Deus.

Através de um tuíte de 31 de outubro, padre José María Pérez Chaves, da arquidiocese militar da Espanha, falou sobre o evangelho do dia, São Marcos 12, 28-34, e destacou que o amor ao próximo serve como uma escala “para verificar o meu amor a Deus: quanto mais amo o meu próximo, mais amarei a Deus e vice-versa”.

 

“Aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê”, diz o versículo 20 do capítulo 4 da Primeira Carta de São João, que o padre citou.

“E os cristãos temos uma folha pautada perfeita para escrever direito as linhas da nossa vida conforme a caridade para com o próximo: as catorze obras de misericórdia”, disse.

O padre espanhol citou depois as 14 obras de misericórdia, divididas tradicionalmente em espirituais e corporais.

As sete espirituais são: dar bom conselho; ensinar os ignorantes; corrigir os que erram; consolar os aflitos; perdoar as injúrias; sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; rogar a Deus por vivos e defuntos.

As sete obras corporais de misericórdia são: dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos.

 

“Por isso, os mandamentos da lei de Deus se resumem nestes dois: 'Amarás a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo' (Mc 12,29-30)”, concluiu o padre Pérez Chaves.

Confira também: