O padre David Michael Moses, da arquidiocese de Galveston-Houston, EUA, que atendeu confissões por 18 horas seguidas, revelou o nome dos santos que o inspiraram.

O sacerdote disse à EWTN News que deve a ideia de ter longas jornadas de confissão a dois santos cujas vidas conheceu desde muito jovem. “Enquanto crescia, ouvia histórias de minha mãe sobre são João Maria Vianney e são Padre Pio, como eles ouviam confissões por 16, 17, 18 horas por dia”, lembrou.

“Sempre me perguntei como isso seria possível”, disse.

São João Maria Vianney, também conhecido como o Cura d'Ars, viveu na primeira metade do século XIX e administrava o sacramento da penitência por até 18 horas por dia. Milhares de pessoas peregrinavam a Ars, na França, para se confessar com ele. O santo costumava atender os fiéis da meia-noite às 18h.

São Pio de Pietrelcina foi um dos confessores mais famosos do século XX. As pessoas que iam ao seu confessionário afirmavam que o santo dos estigmas tinha o dom de perscrutar as consciências e de mencionar os pecados que os penitentes se esqueciam de confessar.

Padre Moses disse que depois de sua ordenação sacerdotal, percebeu a grande necessidade do sacramento da confissão.

“É muito bom para o mundo que o poder da misericórdia de Deus seja tão forte na vida das pessoas através deste sacramento”, comentou o sacerdote.

Ele decidiu “torná-lo acessível a todas as pessoas, especialmente nos tempos do Advento e da Quaresma”.

Confessar os fiéis durante 18 horas foi para padre Moses “refletir a disponibilidade da misericórdia de Deus, que está sempre à espera que voltemos a Ele”.

A longa jornada de confissões começou no dia 17 de dezembro às 6h e terminou à meia-noite.

Padre Moses lembrou que no início do dia “já havia três carros estacionados à espera” e que, à tarde, “às vezes havia 30 ou 40 pessoas à espera na fila”.

Ele também disse que não tinha "exatamente certeza de por que as pessoas vinham".

“Eu só sei que para mim, como padre, tornar o sacramento acessível às pessoas faz com que elas respondam muito bem”, afirmou.

Devido ao sucesso de seu primeiro dia de confissões, padre Moses decidiu repetir a ideia em 21 de dezembro com resultados semelhantes. “O que o Senhor quer de nós é nos libertar do pecado que nos fere e poder nos dar a plenitude da vida na alegria de segui-lo”.

Confira também: