Em seu novo livro “Templo Atanasiano”, disponível de forma gratuita em espanhol para os leitores do Grupo ACI, o famoso teólogo espanhol José Antonio Fortea imagina um “templo magnificente” que sirva de “sede das Conferências Episcopais”.

Pe. Fortea explica que o desenho proposto em seu livro é de “um edifício específico para uma função específica, e um edifício que é funcional, mas que seja expressão da teologia”.

O sacerdote espanhol lamenta na introdução do seu livro que “todos os edifícios das Conferências Episcopais estejam dotados, sem exceção, de uma característica e especial feiura”.

“Isso ocorre porque em todos os países quiseram dar uma impressão de simplicidade e evitar a ostentação”, explica e acrescenta que “não há nada de errado em evitar a ostentação”.

“O problema é que os clérigos responsáveis pelos projetos dos arquitetos se esforçaram para construir perfeitos anódinos edifícios cinzas de escritórios para os bispos”, assinala.

O Pe. Fortea indica que em seu novo livro descreve “algo que rompe radicalmente com essa realidade feia e supostamente funcional”.

“O tipo de templo que se descreve aqui supõe uma visão triunfante do mistério da Igreja: a Igreja reunida em uma gozosa exclamação pela alegria da Ressurreição. Um templo magnificente porque é a materialização dos nossos cantos exultantes”, assinala.

“O que antes eram simples edifícios de escritórios devem dar lugar a uma arquitetura que mostre esta vitória que transformou a História. Sem pensar que ao fazê-lo, estamos esquecendo os pobres. Não se pode esquecer nem de um nem do outro”.

No edifício proposto, acrescenta, “os bispos, ao se dirigirem a uma reunião plenária, favoreceria que tivessem a impressão de subir o Monte Sião, a ideia de subir o Templo”.

“Para isso, deve-se criar um santuário que ofereça esse espírito de sacralidade. Se cada bispo já tem a sua própria catedral, este santuário de todos os bispos deveria dar um passo a mais”, explica.

Para baixar o livro “Templo Atanasiano” e outros textos do Pe. Fortea, em espanhol, pode acessar aqui.

Confira também: