O exorcista da arquidiocese de Brasília, padre Vanilson da Silva, da ordem dos redentoristas perdeu a permissão para celebrar missas e fazer sessões de exorcismo. A decisão, que passou a valer na última quinta-feira, 10 de fevereiro, é da Arquidiocese de Brasília.

Em comunicado divulgado aos fiéis, padre Silva diz ter sido suspenso sem ter sido ouvido. “Os senhores bispos se reuniram com o meu superior provincial e exigiram a minha retirada imediatamente. Me senti violentamente desrespeitado. Eu, como objeto das reuniões, nunca fui ouvido”, disse.

A arquidiocese de Brasília divulgou nota oficial afirmando que “por motivos justos iniciou tratativas com o superior da Congregação do Santíssimo Redentor de Goiás, o Ver. Pe. André Ricardo de Melo, responsável pelo Pe. Vanilson Sousa Silva.”

As tratativas “foram iniciadas para melhor discernir tanto o bem do referido sacerdote como do Povo de Deus assistido pelo mesmo em nossa amada Arquidiocese de Brasília.”

Assinada pelo Gabinete Episcopal, a nota de hoje, 15 de fevereiro, pede ainda a “confiança e solicitude” de todos “para com o discernimento da Igreja”. Ao final, conclui dizendo que em breve, outro sacerdote será nomeado para a função de exorcista, “referência significativa para esta cura pastoral específica”.

Nascido na Ilha do Marajó, no Pará, padre Vanilson da Silva já passou por Belém (PA) e por Goiânia (GO) antes de chegar ao Distrito Federal. Mudou-se para Brasília a pedido da sua congregação, para dar continuidade ao trabalho do padre Júlio Negrizollo.

Nem o padre Silva nem a arquidiocese quiseram falar com ACI Digital. Em seus comunicados, nem o padre silva nem a arquidiocese falaram quais os motivos do afastamento do padre.

Confira também: