O padre Yves Nizigiyimana que estuda em Valência, Espanha, promove uma campanha para levar cerca de 8 mil livros e 36 carteiras escolares ao seminário menor de Rutana, no Burundi, seu país.

A iniciativa conta com o apoio da Biblioteca Missionária da Fundação Padre João Schenk e da Fundação Ad Gentes da arquidiocese de Valência, "a quem agradeço a ajuda, bem como a todas as pessoas que querem fazer uma doação para pagar as despesas de envio”, disse o padre de 34 anos.

A arquidiocese de Valência informou num comunicado de imprensa, que serão enviados de barco 7.965 livros em francês e inglês.

“É um carregamento de três toneladas que a Biblioteca Missionária enviará ao porto de Dar Es Salaam, Tanzânia, para o qual necessita de ajuda financeira para cobrir o frete, que é de 3,5 mil euros”, disse o padre Nizigiyimana.

A arquidiocese informa que uma vez na Tanzânia, os livros serão transportados por estrada em caminhão para o seminário menor São Pedro Apóstolo de Mika, em Rutana, a cerca de 1,5 mil quilômetros de distância atravessando várias fronteiras e alfândegas, um frete que custa cerca de US$ 5 mil. A Fundação Ad Gentes pede ajuda para pagar esse frete terrestre.

“O envio será feito quando conseguirmos o financiamento para os dois transportes, por barco e por caminhão”, disse Nizigiyimana.

Padre Nizigiyimana foi ordenado sacerdote em 2018. Chegou a Valência em agosto de 2021 para continuar seus estudos e atualmente é vigário paroquial na igreja Assunção de Nossa Senhora em Benaguasil.

Ele também trabalha como voluntário na Biblioteca da Solidariedade Missionária. “Na Biblioteca Missionária aprendi sobre o carisma que os impulsiona a ajudar os diversos países na promoção da formação intelectual e me lembrei das necessidades do seminário Rutana de Burundi”, disse.

Nizigiyimana disse que “falta material para a formação de futuros sacerdotes” no seminário de seu país.

Os seminaristas também não têm "conexão com a Internet, nem gerador para quedas de energia e carecem de um sistema de proteção contra raios, muito frequentes na época das chuvas, que provocam danos materiais e até pessoais", acrescentou.

Nizigiyimana contou que o seminário "também não tem instalações desportivas e precisa de uma van ou carro para transportar os seminaristas doentes, pois o centro de saúde mais próximo fica a 10 km, e para transportar lenha para a cozinha".

“Uma vez que este projeto seja bem sucedido, também contribuirá para dar recursos aos sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas que trabalham em nossa diocese porque não têm uma biblioteca para a formação permanente de seus missionários do Evangelho”, concluiu.

No Burundi, cerca de 67% são católicos e há oito dioceses. As línguas faladas no país africano são Kirundi, Francês, Inglês e Kiswahili.

Para saber como ajudar, clique AQUI.

Confira também: