A levantadora de peso Hidilyn Diaz fez história na segunda-feira, 26 de julho, ao conquistar em Tóquio a primeira medalha de ouro das Filipinas nas Olimpíadas com o recorde olímpico da categoria mulheres de até 55kg, levantando 224kg na soma das duas formas de levantamento. No pódio, porém, Diaz chamou a atenção ao erguer outra medalha, sinal de sua fé: a de Nossa Senhora das Graças, conhecida como Medalha Milagrosa.

Diaz atribuiu sua vitória a Deus e a Virgem Maria, ergueu a Medalha Milagrosa e repetia: “Obrigada, Senhor”. Ao final da execução do hino nacional, apontou para o céu, como gesto de gratidão.

Em entrevista depois da vitória, a atleta contou que ganhou a medalha de amigos. “Eles rezaram a novena por nove dias antes da minha competição. Eu também rezei a novena”, disse. Para Diaz, trata-se de um sinal de sua fé a de seus amigos em Maria e Jesus.

Em seu Instagram, Diaz também publicou um story segurando a medalha olímpica e a Medalha Milagrosa, com a legenda “Obrigada por rezar”.

Várias pessoas comentaram sobre a manifestação pública de fé de Hidilyn Diaz. A Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP, na sigla em inglês) publicou uma mensagem parabenizando a atleta. “Admiramos sua devoção à Mãe Santíssima, enquanto carregava em sua vitória sua grande fé em Deus”, disse o texto assinado pelo presidente da CBCP, dom Romulo Valles. Segundo ele, Diaz “é uma verdadeira levantadora de peso que tira sua força de seu amor pelo país e de sua profunda fé católica”.

O Apostolado da Medalha Milagrosa nas Filipinas (The Miraculous Medal Apostolate – Philippines) afirmou em sua página de Facebook que a medalha de ouro conquistada por Hidilyn Diaz é “testemunho se sua perseverança”, enquanto a Medalha Milagrosa que ela estava usando é “testemunho de sua fé”.

“Verdadeiramente ,quando nos aproximamos dele com fé, diligentes da oração e no trabalho, recebemos as graças que pedimos com confiança e fervor”, afirmou o apostolado, desejando em seguida que Nossa Senhora da Medalha Milagrosa continue intercedendo pela atleta. “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”, escreveu.

Confira também: