Os pobres de Roma, que são assistidos pela Esmolaria Apostólica do Vaticano, deram um presente especial ao Santo Padre no seu 84º aniversário: deram-lhe um ramo de girassóis para decorar a capela da Casa Santa Marta, onde reside.

A Sala de Imprensa da Santa Sé explica que o presente das flores amarelas é certamente um gesto simples "para recordar a necessidade de dirigir sempre a vida ao Senhor, presente nos mais frágeis", fazendo alusão à capacidade destas flores de girar em direção aos raios de sol.

O jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR), informa que o Papa vive “este dia de festa como nos anos anteriores, com as outras pessoas com quem compartilha a residência na Casa Santa Marta”.

A poucos passos dali, Francisco presenteou o dispensário pediátrico com rosas brancas, local onde voluntários já começaram a distribuir cestas básicas para as famílias mais carentes.

LOR indica ainda que, neste dia do seu aniversário, o Papa enviou à Venezuela quatro ventiladores pulmonares, destinados às crianças.

O Pontífice recebeu também uma carta do Presidente da Itália, Sergio Mattarella, "com os seus melhores votos", reconhecendo o seu encorajamento "e proximidade partícipe e solidária" frente ao "drama da pandemia", perante o qual o Santo Padre constantemente pede que cuidem dos mais fracos.

Os bispos da Itália saudaram também o Santo Padre, agradecendo-lhe por sua encíclica Fratelli tutti, na qual lhes “recordou a fonte do amor” que “sustenta uma Igreja que encurta distâncias e se ajoelha, lava e cura as feridas” dos irmãos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: