Karolina Gawrych e a irmã Nulla são duas mulheres que foram milagrosamente curadas pela intercessão de dois futuros beatos poloneses, que serão elevados aos altares no próximo fim de semana.

No dia 12 de setembro se celebrará a beatificação do mentor de são João Paulo II, o cardeal Stefan Wyszyński, e da fundadora da Congregação das Franciscanas Servas da Cruz, madre Róża Czacka.

Durante uma conferência organizada na quinta-feira, 2, na Casa dos Arcebispos de Varsóvia, na Polônia, as duas mulheres narraram os acontecimentos medicamente inexplicáveis que levaram à proclamação dos dois novos beatos.

A religiosa da Congregação das Irmãs Discípulas da Cruz, irmã Nulla, afirmou que, quando entrou na vida religiosa em 1986, ela já orava pela beatificação do cardeal Wyszynski. Em fevereiro de 1988, fez uma cirurgia de tireoide e os médicos retiraram lesões cancerosas e gânglios linfáticos com metástases. A doença continuou a crescer e, em 1989, a irmã Nulla teve de voltar ao tratamento no Centro Oncológico de Gliwice.

A terapia foi ineficiente. Um tumor de cinco centímetros cresceu na sua garganta causando-lhe dificuldades para respirar, ingerir remédios e dormir. “Quando o médico me deu o diagnóstico, também me disse que eu tinha, no máximo, três meses de vida. Era possível operar, mas com um alto risco de complicações irreversíveis”, lembrou a irmã Nulla.

Ao ouvir o diagnóstico, a fundadora da Congregação, irmã Helena Christiana Mickiewicz, começou a rezar, com outras religiosas e leigos, pela cura da irmã Nulla, pedindo a intercessão do cardeal Wyszynski.

Milagrosamente, na noite de 14 de março de 1989, uma das mais dolorosas que a religiosa experimentou por causa de uma hemorragia intensa, o tumor começou a diminuir apesar de ela não ter sido operada.

Em 21 de março, a irmã Nulla deixou o hospital. Depois, fez o noviciado para professar seus votos e atualmente serve a Igreja através da congregação.

“Muitas vezes os médicos me disseram que só me haviam recebido na unidade porque eu era jovem, para que eu não ruísse mentalmente, porque o tratamento que me davam não podia me ajudar. Vi milagres ocorrerem e os crentes não precisam de muitas explicações”, acrescentou.

A comissão médica designada pela Congregação para as Causas dos Santos declarou o evento como inexplicável em novembro de 2018, tornando-se o milagre que possibilitará a beatificação do cardeal Wyszynski.

Outro fato inexplicável foi narrado por Karolina Gawrych, que em 29 de agosto de 2010, aos 7 anos de idade, sofreu um acidente sério. A viga que sustentava o balanço onde ela brincava quebrou e bateu na sua cabeça. Os médicos disseram que a criança ficaria em estado vegetativo ou teria graves danos cerebrais que poderiam afetar a vista e o ouvido, se não morresse devido à gravidade das lesões.

A congregação das Irmãs Franciscanas Servas da Cruz começou a orar pela recuperação de Karolina, pedindo a intercessão da madre Czacka. Em 13 de setembro, a menina começou a se recuperar.

Apenas dois meses após o acidente, Karolina teve alta e saiu do hospital. Atualmente, a jovem está completamente sã e se dedica ao voluntariado. Neste mês de outubro, ela começará a estudar psicologia na Universidade de Warmia e Mazury, em Olsztyn.

Karolina contou que tenta explicar o que aconteceu a seus irmãos, para que eles saibam por que “continuo aqui, por que vivo normalmente, para que conheçam o poder da oração”.

“Tento visitar as irmãs de Laski o mais frequentemente possível. Visito o túmulo da madre Czacka, lhe agradeço pela sua intercessão, ali passeio pelos jardins, posso me acalmar e pensar em meus planos e atividades”, acrescentou.

Em 27 de outubro de 2020, através de um decreto, o papa Francisco aprovou o milagre atribuído à intercessão da madre Elżbieta Róża Czacka que leva a religiosa polonesa ser beatificada.

Confira também: