O Papa Francisco explicou de maneira concreta o papel dos jovens na Igreja e sua importância: “Os jovens nos falam e nos desafiam, nos fazem ver as luzes e sombras de nossa comunidade, e com seu entusiasmo nos animam a dar respostas de acordo com o nosso tempo”.

Em uma mensagem enviada aos participantes do XX Encontro Latino-Americano de Responsáveis Nacionais da Pastoral Juvenil, que está acontecendo em Lima, na Casa de Convivência João Paulo II, com o lema "Nós jovens somos terra sagrada, o agora de Deus", o Santo Padre afirmou que a pastoral juvenil "é um serviço que não pode ser negligenciado".

Os jovens, explicou o Pontífice, "são o terreno fértil e novo que Deus doa às comunidades cristãs". Recordou que os responsáveis ​​pela pastoral da juventude têm a tarefa de acompanhar os jovens “com respeito e ternura no caminho do amadurecimento pessoal, para que se consolidem na fé e com a graça do Senhor, deem frutos de amor e esperança".

“Na América, um continente de esperança, como em todo o mundo, os jovens são o agora de Deus, porque seu Filho Jesus, que é a manifestação da sua bondade, caminha e permanece ao lado deles, e através de Jesus, o Pai continua nos falando a linguagem do seu amor, ‘que sabe mais de levantar do que de quedas, de reconciliação do que de proibição, de dar nova oportunidade do que de condenar, de futuro do que de passado’”.

O Papa Francisco incentivou os responsáveis ​​pela pastoral da juventude a “aprofundar cada vez mais o conhecimento da pessoa de Jesus, para que vivendo na intimidade do seu coração, possam se transformar em discípulos missionários e testemunhas de sua ternura, e outros jovens possam se aproximar dele, o eternamente jovem, e experimentar a alegria de sua amizade e levar uma existência baseada na fraternidade e na solidariedade cristã”.

“Com estes sentimentos, peço ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América, que apoie com sua graça os pastores, os responsáveis ​​pela pastoral juvenil e todos os jovens da América Latina, fortalecendo-os no amor recíproco e acompanhando-os em suas vidas diárias”, concluiu.

Confira também: