Através de um comunicado, o Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Panamá 2019 exortou os 400 jovens que foram enganados por uma empresa que lhes vendeu falsos pacotes de viagem a permanecerem “firmes na fé” e não desanimarem. 

O comunicado dirigido aos peregrinos mexicanos e à Dimensão Episcopal Mexicana de Pastoral de Adolescentes e Jovens (DEMPAJ) afirma que receberam "a notícia do lamentável incidente" sofrido por centenas de jovens de pelo menos 11 dioceses, "que enquanto se preparavam para viajar para a JMJ 2019, foram enganados por uma que empresa que não cumpriu com as suas ofertas".

"Exortamo-los e suas comunidades a permanecer ‘firmes na fé’ e não desanimar. Esperamos que suas autoridades civis possam resolver esta fraude. Vamos rezar para que esta situação seja resolvida da melhor maneira", diz o COL.

 A fraude foi realizada por parte da organização JCP Multimedios (emissora de rádio), que ofereceu pacotes para a JMJ Panamá 2019 que incluíam inscrição, voo, hospedagem e kit peregrino, segundo informou há alguns dias Dom Juan Armando Pérez Talamantes, Bispo Auxiliar de Monterrey e responsável pela DEMPAJ.

O Grupo ACI tentou entrar em contato com JCP Multimedios, sem obter resposta em 16 de janeiro. O site da emissora de rádio não funciona e seu telefone está desligado.

Na conclusão do comunicado, o COL assegurou que estarão em constante contato com o DEMPAJ para "oferecer ajuda e apoio a esses jovens peregrinos de acordo com suas necessidades e possibilidades".

"'Faça-se em mim segundo a tua palavra'. Bênçãos", conclui a mensagem do COL.

Por outro lado, o Bispo Pérez indicou que a Secretaria Geral da Conferência do Episcopado México já está apoiando os jovens a "iniciar o processo de denúncia diante das autoridades correspondentes".

Confira também: