Faltando poucos dias para celebrar o nascimento de Jesus, esta matéria responde às perguntas mais comuns das crianças sobre o Natal.

1. O que se comemora no Natal?

O Natal é importante porque celebra o nascimento da segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, o Deus feito homem que veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados.

2. O Menino Jesus nasceu em 25 de dezembro?

O padre José de Jesús Aguilar, cônego da catedral do México, publicou um vídeo dizendo que "como a data exata não foi registrada em nenhum lugar, foi escolhida simbolicamente a noite que foi considerada a mais escura do ano". O significado é que “Cristo, com sua luz, veio para vencer as trevas do pecado e do mal".

3. Onde Jesus nasceu?

Jesus nasceu na cidade de Belém, mais de oito quilômetros ao sul de Jerusalém, na área tribal de Judá, Judeia. Este é o lar ancestral de Davi, rei de Israel, e as profecias anunciavam que Jesus Cristo tinha que ser um descendente do rei Davi

Segundo o padre Aguilar, Jesus “tinha que nascer na Judeia para ser o rei dos judeus”. Lá, Cristo escolheu nascer numa cidade "muito pequena na Judeia, em Belém, por causa de sua simplicidade".

4. Foi realmente colocado num presépio ao nascer?

Sim, efetivamente. A Bíblia diz que Jesus recém-nascido foi colocado em um presépio, um curral para animais, porque não havia lugar para eles na pousada.

“Naquela zona havia várias grutas que os pastores usavam para se proteger e também para cuidar de suas ovelhas. Assim, o Deus Menino nasceu em uma gruta humilde acompanhado de ovelhas e outros animaizinhos. No presépio, Maria e José colocaram um pouco de palha e esse foi o colchão, a cama, para o Menino Jesus”, disse Aguilar.

5. Como os pastores ficaram sabendo do nascimento?

O padre Aguilar disse que enquanto alguns pastores “vigiavam para cuidar de suas ovelhinhas, um grupo de anjos apareceu a eles e lhes deu uma boa notícia e cantaram juntos 'Glória a Deus no Céu e na Terra paz aos homens de boa vontade'".

6. O Natal é 24 ou 25 de dezembro?

Aguilar disse que a festa começa no dia 24 de dezembro à noite, que é a véspera de Natal, mas a festa de Natal é propriamente no dia 25.

7. É preciso ir à missa no dia 24 e também no dia 25?

Basta assistir a uma das duas missas, ou na noite do dia 24 (conhecida como Missa do Galo), ou alguma missa do dia 25 de dezembro.

8. No Natal também se comemora o Papai Noel?

Não, o personagem do Papai Noel é uma figura que se popularizou nos filmes, nos desenhos animados e no mundo comercial, mas que, na verdade, tem a sua origem na história do bispo são Nicolau, um homem santo que ajudou os humildes.

Mais em