A Virgem Maria era judia; não obstante, diferentes culturas e etnias retrataram frequentemente a Mãe de Deus, Jesus e outros personagens bíblicos como se pertencessem ao seu lugar de origem.

Como por muitos séculos o cristianismo se desenvolveu na Europa, estes personagens importantes da história da salvação foram representados como europeus de pele branca. Entretanto, outras culturas os representaram também de acordo com as suas próprias aparências.

A seguir, confira 8 formosas representações não europeias da Virgem Maria:

1. A Virgem com o Menino Jesus estilo tailandês

A imagem está na basílica da Anunciação em Nazaré, local onde, segundo a tradição, teria acontecido a Anunciação da Virgem Maria.

Nesta igreja também há uma galeria de mosaicos com devoções marianas de diferentes países.

Crédito: Flickr Mojotrotters (CC-BY-NC-SA-2.0)

2. Pintura na igreja de Santa Maria de Sião, Etiópia

A imagem está na cidade de Axum, Etiópia, onde, segundo a tradição, estaria a verdadeira Arca da Aliança do povo de Israel.

Crédito: Miko Stavrev - Wikimedia Commons.

3. Nossa Senhora da China

Esta imagem pode ser apreciada na basílica de Nossa Senhora de She Shan, China. O santuário é dedicado a Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos e é a única basílica na China.

Foi construída em 1871 como agradecimento à Virgem por salvar Shangai de um massacre contra os cristãos. O templo atual foi construído entre 1925 e 1935.

Crédito: Ximena Rondón (ACI Prensa)

4. A Virgem e o Menino Jesus estilo japonês

Esta representação também está na basílica da Anunciação em Nazaré, erguida onde, segundo a tradição, teria acontecido a Anunciação da Virgem Maria.

Mais em

Crédito: Flickr Larrywkoester (CC-BY-2.0)

5. A Virgem Negra de Czestochowa, Polônia

A Polônia guarda a imagem de sua padroeira, a Virgem de Czestochowa, no mosteiro Jasna Gora.

Esta imagem também é conhecida como “A Virgem Negra” e é uma das mais veneradas na Polônia e Europa. Representa a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. As marcas em seu rosto e pescoço são consequência dos atentados cometidos durante sua história.

Crédito: Wikipedia (Dominio Público)

6. Imagem da Virgem com o Menino Jesus,em Macao, China

Crédito: Flickr Pondspider (CC-BY-NC-SA-2.0)

7. Mosaico da Virgem Maria em Hagia Sophia, Turquia

O ícone data de 1122 e está na basílica de Santa Sofia, Istambul, Turquia. A imagem mostra a Virgem no centro com manto azul e o Menino Jesus em seu colo. Ele abençoa com a mão direita e segura um pergaminho com a esquerda.

Crédito: Flickr Kotomi (CC-BY-NC-2.0)

8. Representação coreana da Mãe de Deus

Esta imagem também está na basílica da Anunciação em Nazaré, construída onde, segundo a tradição, teria acontecido a Anunciação da Virgem Maria.

Crédito: Flickr Larrywkoester (CC-BY-2.0)

Confira também: