O Observatório do Vaticano, um dos mais antigos observatórios astronômicos ativos, tem um telescópio no sudeste do Arizona, nos Estados Unidos.

O Telescópio de Tecnologia Avançada do Vaticano (VATT) fica no Monte Graham, na cidade de Tucson, a cerca de 3 mil metros acima do nível do mar.

O VATT faz parte do Observatório Internacional Mount Graham, um complexo de exploração operado pelo Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano, em colaboração com a Universidade do Arizona.

Por que ele está nos Estados Unidos e não no Vaticano?

Na década de 1890, durante o papado de Leão XIII, a Santa Sé estabeleceu um observatório, mostrando ao mundo que a Igreja Católica trabalha de mãos dadas com a ciência, mas o telescópio não ficou muito tempo em Roma.

Na década de 1930, o papa Pio XI transferiu o observatório astronômico para Castel Gandolfo, a sudeste de Roma.

Algumas décadas depois, a poluição luminosa forçou o Vaticano a olhar para o Arizona, onde as condições do céu estão entre as melhores do mundo para observações astronômicas.

“Em colaboração com a Universidade do Arizona, nos mudamos para cá para usar suas instalações”, disse o padre Paul Gabor, vice-diretor do Observatório do Vaticano, em uma entrevista recente ao meio KGUN.

Foi assim que o Observatório do Vaticano foi estabelecido a leste de Tucson. Em 1993, a Santa Sé já tinha seu próprio telescópio, graças à colaboração da casa de estudos e após um investimento de cerca de 4 milhões de dólares.

“Esperamos que não só agora, mas também no futuro, possamos fazer observações astronômicas daqui e não precisemos nos mudar para outro local novamente”, disse o padre Gabor.

O telescópio de 1,8 metros completará em breve 30 anos de operação e importantes contribuições para a comunidade científica.

O padre Gabor acrescentou que o telescópio da Santa Sé é bem conhecido pelos astrônomos, mas poucos fieis o visitam e nem sabem da dezena de jesuítas que fazem pesquisas em suas instalações.

“Enquanto passam o tempo pesquisando e ensinando na universidade, os padres viajam para Mount Graham para fazer suas observações VATT”, contou.

Segundo o padre, o telescópio passará por uma atualização e será automatizado em 2024.

A automatização da utilidade do telescópio da Santa Sé permitirá que vários projetos de pesquisa sejam realizados a cada noite, em vez de apenas um, expandindo sua utilidade.

Confira também: