O Brasil enfrenta hoje (20) Camarões na terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Qatar 2022. Já classificada para as oitavas, a seleção vai entrar em campo usando pela primeira vez neste mundial a camisa azul, em vez da amarela.

Embora o uniforme mais conhecido da seleção brasileira de futebol seja o da camisa amarela, o “manto canarinho”, não foi este o primeiro vencedor de uma Copa do Mundo, e sim o número 2, da camisa azul; uma história que tem estreita ligação com a Padroeira do Brasil.

Até a Copa de 1950, quando o Brasil perdeu a final para o Uruguai em pleno Maracanã, o uniforme da seleção era com camisas brancas, quel logo foi abandonado após aquela derrota.

Em 1953, o jornal carioca Correio da Manhã decidiu fazer um concurso para escolher o novo uniforme da seleção. O vencedor foi o modelo desenhado por Aldyr Garcia Schlle, a camisa amarelo ouro com detalhes verde, calções azuis e meias brancas.

Este uniforme vinha sendo usado até a final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia. A seleção brasileira de futebol seguia em uma boa campanha no Mundial, com muitos craques no time, entre eles Pelé.

Assim, chegou à sua segunda final em uma Copa do Mundo, justamente contra os donos da casa, os suecos, que também usavam uma camisa amarela como uniforme.

Após um sorteio, ficou decidido que a seleção da Suécia jogaria com a camisa amarela e caberia ao Brasil entrar em campo com um uniforme número 2. Mas, sem um uniforme reserva na mala, a solução foi recorrer ao improviso.

Às pressas, a comissão técnica teve que comprar um lote de camisas azuis em Estocolmo e passar a noite costurando os números e os escudos nas camisas.

Havia ainda outro problema, o receio de jogar sem a “amarelinha” e reviver aquela derrota de 1950. Diante disso, entrou em ação a fé do chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho. Ele disse aos jogadores que não precisavam se preocupar, pois iriam jogar de azul, a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida.

A seleção brasileira entrou em campo com a camisa azul e venceu a Suécia por 5 a 2, conquistando pela primeira vez o título de campeã da Copa do Mundo, com as bênçãos da Mãe Aparecida.

Confira também: