O Bispo de Córdoba (Espanha) e membro da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Demetrio Fernández, explicou o que são os milagres e qual é o processo que a Santa Sé segue para validar a veracidade de uma ação sobrenatural.

Dom Fernández disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que um milagre é uma ação de Deus, na qual o Senhor "age diretamente acima das leis naturais, produzindo um efeito que a ciência não consegue explicar".

“Os milagres nos mostram a grandeza de Deus e seu poder, e enchem nossos corações de esperança, porque para Deus não há nada impossível”, assinalou.

O Prelado ressaltou que existem tipos de milagres, que se separam em morais, “onde Deus age mudando o coração de quem está disponível”; e em físicos, "quando ocorre uma cura física, que a ciência não pode explicar".

Além disso, indicou que para beatificar ou canonizar alguém, é necessário que o postulador apresente "provas das virtudes heroicas do Servo de Deus" e que se valide um milagre por intercessão da pessoa.

“Ao trabalho dos homens se pede que o dedo de Deus certifique a santidade daquele que será beatificado ou canonizado”, acrescentou.

O Prelado assinalou que na investigação de uma causa de santidade intervêm “testemunhas diretas, médicos, especialistas”, inclusive profissionais de saúde ateus, entre os quais se faz uma avaliação dos fatos extraordinários, “onde concluem que tal fato não é explicável pela ciência".

Dom Fernández indicou que os consultores teológicos devem “demonstrar que o ato extraordinário foi realizado invocando aquele que vai ser beatificado ou canonizado. E não vale pedir a vários ao mesmo tempo, porque invalida esta prova”.

“Tendo chegado a estas conclusões, os Padres da Congregação apresentam o fato ao Papa, qualificando-o como um milagre, e o Papa decide”, acrescentou.

O Prelado assinalou que "viu vários milagres realizados em nossos dias" e que esses eventos sobrenaturais "não são apenas eventos maravilhosos da Idade Média".

Da mesma forma, sublinhou que os santos e beatos são “nossos irmãos que viveram o caminho para o céu com as mesmas dificuldades que nós, ajudados pela graça de Deus”.

“Fazem-nos compreender que a nossa vocação é a santidade, que a santidade está ao nosso alcance com a graça de Deus”, acrescentou.

Dom Fernández destacou que os santos são modelos que nos ajudam a seguir o caminho da santidade e intercessores que “nos ajudam desde o céu no caminho da vida” e indicou que a Igreja recomenda ter uma relação com os santos, “conhecer suas vidas e suas virtudes, seguir seus ensinamentos”, pedir a sua ajuda, não só para pedir milagres “mas para nos ajudar em nossa vida diária, na missão que Deus nos confiou”.

Por fim, destacou que a Igreja é uma família e os santos são como os irmãos mais velhos, que “percorreram com sucesso o caminho da vida e querem ajudar aqueles de nós que ainda peregrinamos ao céu”.

“Os santos são o melhor certificado de que Deus existe, de que a Igreja gera santos. Os santos são a prova de que a Igreja é santa”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em