Nos dias antes da Solenidade de São Pedro e São Paulo, que é celebrada em 29 de junho (e no Brasil é transferida para o domingo, neste ano 28 de junho), na maioria das paróquias se realiza a convocação para a coleta do Óbolo de São Pedro.

Segundo explica o site do Vaticano, o Óbolo de São Pedro é “a ajuda econômica” que os fiéis oferecem ao Santo Padre “como sinal de adesão à solicitude do Sucessor de Pedro relativamente às múltiplas carências da Igreja universal e às obras de caridade em favor dos mais necessitados”.

A coleta é realizada em todas as dioceses no “Dia mundial da caridade do Papa”, todo dia 29 de junho ou no domingo mais próximo da Solenidade de São Pedro e São Paulo.

A Santa Sé assinala que a origem desta prática data do final do século VIII, depois da conversão dos anglo-saxões, os quais se sentiram “tão ligados ao Bispo de Roma que decidiram enviar, de maneira estável, um contributo anual ao Santo Padre”.

Esta coleta foi chamada “Denarius Sancti Petri” (Esmola para São Pedro)e se difundiu pelos demais países europeus. Em 5 de agosto de 1871, o Papa Pio IX a regularizou através da encíclica “Saepe Venerabilis”.

Algumas das obras de caridade financiados com o Óbolo de São Pedro são o melhoramento da estrutura do Hospital Pediátrico na República Centro-Africana, o alívio da crise humanitária no Haiti e a oferta de dez bolsas universitárias para os jovens deslocados pela guerra e pelo terrorismo no Curdistão iraquiano.

É possível conhecer mais sobre os projetos de ajuda AQUI.

Em novembro de 2016, a Santa Sé lançou o site oficial do óbolo de São Pedro para que os fiéis colaborem com as obras de caridade da Igreja, leiam as mensagens do Papa, entre outras coisas. Está disponível em italiano, inglês e espanhol.

Em 2017, foram criadas as contas de Twitter e Instagram desta iniciativa. No Twitter, estão em três idiomas: @obolus_it (em italiano), @obolus_es (em espanhol) e @obolus_en (em inglês). No Instagram é uma conta única: obolus_va.

Para doar, acesse AQUI.