O Papa Bento XVI expressou sua preocupação e seu chamado à paz e ao diálogo diante da escalada de violência que se vive atualmente na Síria, onde os enfrentamentos entre opositores do regime do presidente Bashar al-Assad e o exército desse país geraram numerosas mortes.

Depois de presidir a oração do Ângelus, o Papa fez um chamado a que "se ponha fim à violência e ao derramamento de sangue".

"Convido a todos, e acima de tudo as autoridades políticas da Síria, a privilegiarem o caminho do diálogo, da reconciliação e do compromisso pela paz".

Bento XVI sublinhou que "é urgente responder às legítimas aspirações dos diversos componentes da Nação, assim como aos pedidos da comunidade internacional, preocupada pelo o bem comum de toda a sociedade e da Região".

Os protestos e enfrentamentos na Síria começaram no 26 de janeiro de 2011 e se intensificaram ao final desse ano. Em repetidas ocasiões, o Papa expressou seu chamado para que se estabeleça a paz e o diálogo entre as partes em conflito.

A Organização das Nações Unidas calculou que, até o momento o conflito em Síria deixou uma cifra de mais de cinco mil pessoas.