Nas últimas horas, surgiram rumores sobre se o Papa Francisco em breve faria uma operação nas costas, visto que teve que se ausentar de seus compromissos no Vaticano devido a uma inflamação do nervo ciático. Nesta matéria, contamos tudo o que precisa saber sobre isso.

A sala de imprensa da Santa Sé informou que por causa de uma "dolorosa ciatalgia", o Papa Francisco não celebraria a oração das Vésperas no dia 31 de dezembro com o Te Deum, nem a Missa no dia 1º de janeiro. Quem o substituiu foi o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, e depois o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

No entanto, o Santo Padre conduziu a oração do Ângelus da biblioteca do Palácio Apostólico em 1º de janeiro.

A segunda ocasião foi no dia 24 de janeiro, Domingo da Palavra de Deus, quando o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou, horas antes, que o Papa Francisco não iria celebrar a Missa por causa da dor causada pelo "recorrência da ciatalgia", por isso a Eucaristia foi celebrada pelo presidente do Pontifício Conselho para a promoção da nova evangelização, Dom Rino Fisichella.

Bruni também informou que o Vaticano adiou o encontro agendado para 25 de janeiro pela manhã com o Corpo Diplomático junto à Santa Sé e que a oração das Vésperas no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que o Papa Francisco deveria presidir na tarde do dia 25 de janeiro, seria presidido pelo presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, o cardeal Kurt Koch”.

No entanto, o Pontífice conduziu a oração do Ângelus da biblioteca do Palácio Apostólico no domingo, 24 de janeiro.

O sacerdote Antonio Pelayo escreveu nesta quinta-feira, 28 de janeiro, no site espanhol Vida Nueva, que “algumas fontes adiantaram a possibilidade de que o Papa tenha que fazer uma intervenção cirúrgica para aliviar tão dolorosas crises” e que segundo os especialistas seria “uma operação relativamente simples” por isso uma pessoa com a idade do Santo Padre “poderia suportar sem maiores problemas”.

Por sua vez, a jornalista Franca Giansoldati publicou no jornal Il Messaggero que o Santo Padre "não terá que fazer nenhuma cirurgia" para aliviar as fortes dores que ocasionalmente o afligem e que se devem ao nervo ciático.

Além disso, a jornalista italiana descreveu que “o diagnóstico que foi feito refere-se a uma inflamação crônica do nervo ciático que deve ser tratada com fisioterapia e uma dieta rigorosa para que possa emagrecer, pelo menos 7 a 8 quilos para aliviar a carga nas articulações afetadas”.

Até o momento, o Vaticano não confirmou nenhuma dessas versões e só poderia se falar efetivamente de uma cirurgia com um anúncio oficial da Santa Sé.

O que é a ciatalgia?

De acordo com o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, "a ciatalgia é um sintoma de um problema com o nervo ciático, o nervo mais longo do corpo".

“Esse nervo controla os músculos da parte posterior do joelho e da perna e proporciona sensações na parte posterior da coxa, em parte da perna e na sola do pé”, explica.

A ciatalgia causa “dor, fraqueza, dormência ou formigamento. Pode começar na parte baixa das costas e estender-se para a perna, as panturrilhas e inclusive para os dedos dos pés. Costuma afetar apenas um lado do corpo”, acrescenta MedlinePlus.

Publicado orginalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: