Na manhã de ontem, ao realizar sua primeira visita pastoral a uma paróquia de Roma, a Paróquia de Santa Isabel e Zacarias, onde presidiu a Santa Missa e deu a Primeira Comunhão a 16 crianças, o Papa Francisco remarcou que "Jesus nos dá a força para caminhar".

Em sua homilia, que foi um diálogo com as crianças que iam receber a sua Primeira Comunhão, o Santo Padre sublinhou que "Jesus caminha conosco, nos ajuda, nos guia. E também nos dá a força para caminhar. Sustenta-nos nas dificuldades e também nas tarefas da escola". Este último motivou as alegres risadas das crianças presentes.

"Esta é a vida cristã, falar com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Jesus nos salvou, mas também caminha conosco na vida".

Francisco recordou às crianças que "o Pai cria o mundo, Jesus nos salva e o Espírito Santo o que faz? Ele nos ama, nos dá o amor".

O Papa perguntou às crianças "como Jesus nos dá força? Isto vocês sabem", ao que eles responderam "com a comunhão".

"Com a comunhão nos dá a força", indicou o Papa, "Ele vem a nós. Mas um pedaço de pão nos dá tanta força?".

"Não", responderam as crianças, negando que se trate de um simples pedaço de pão, "é o Corpo de Cristo".

O Santo Padre indicou que aquilo que está sobre o altar parece "pão, mas não é propriamente pão, é o Corpo de Jesus".

"Jesus vem ao nosso coração. Pensemos nisso, o Pai nos deu a vida, Jesus nos deu a salvação, nos acompanha, nos guia, nos sustenta, nos ensina. O Espírito Santo, nos ama, nos dá o amor. Pensemos em Deus assim e peçamos à Virgem, nossa Mãe que venha sempre rapidamente para nos ajudar, que nos ensine a compreender bem como é Deus".

O Papa também assinalou às crianças o exemplo da Virgem Maria, que "quando ela acabou de receber o anúncio de que seria a mãe de Jesus e também a notícia de que sua prima Isabel estava grávida – diz o Evangelho – saiu depressa, não esperou. Não disse: ‘Mas agora estou grávida, devo cuidar de minha saúde, minha prima tem amigos que poderão ajudá-la’".

"Ela ouviu algo e ‘saiu depressa’. É bonito perceber isso da Virgem Maria, nossa Mãe, que vai com pressa, porque tem isso dentro de si: ajudar. Vai para ajudar, não para se gabar e dizer a sua prima: ‘Mas escute, agora eu que mando, porque sou a Mãe de Deus!’ Não, não fez isso. Foi até lá para ajudar! E Nossa Senhora é sempre assim. É a nossa Mãe, que sempre vem imediatamente quando precisamos".

Francisco disse que "seria bom adicionar às Ladainhas da Virgem uma que diga assim: ‘Senhora que vai com pressa, rogai por nós’, porque ela vai sempre depressa, não se esquece de seus filhos".

"Quando seus filhos estão com problemas, têm alguma necessidade e a invocam, ela vai imediatamente. E isso nos dá a segurança, a segurança de ter a Mãe ao lado, sempre ao nosso lado".

O Papa pediu que "pensemos nesta graça da Virgem de estar perto de nós sem nos fazer esperar. Ela está sempre para nos ajudar. Tenhamos confiança nisto".