O Papa Bento XVI recebeu esta manhã o Presidente da República da Letônia, Valdis Zatlers, com quem tratou diversos temas de interesse comum como a contribuição da Igreja a esta nação européia.

Conforme informa um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé, "no curso das conversas, desenvolvidas em um clima de cordialidade, falou-se do bom estado das relações que unem a Letônia com a Santa Sé, reafirmado pelo acordo assinado do ano 2000 e pela estima da que goza a Igreja Católica nesse país".

"Referindo-se à atual conjuntura econômica internacional, que também repercutiu fortemente na Letônia, manifestou a avaliação pela válida e significativa contribuição que a Igreja brinda à sociedade letã, não somente com suas iniciativas no âmbito educativo e social, mas ademais através de sua doutrina social".

No diálogo também "sublinhou-se a importância da proteção dos valores tradicionais e da convivência pacífica. No âmbito internacional falou-se da contribuição da Letônia na promoção da paz e nos setores de colaboração com a Santa Sé".
 
Logo do encontro com o Santo Padre, o mandatário se reuniu com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.