Em uma mensagem de vídeo transmitida em 16 de junho, o Papa Francisco assegura aos marinheiros e pescadores que seu trabalho, nestes "tempos difíceis para o mundo, porque estamos enfrentando os sofrimentos causados pelo coronavírus", se tornou "ainda mais importante para garantir à grande família humana alimentos e outros gêneros de primeira necessidade”.

Por isso, Francisco agradeceu aos profissionais do mar e da pesca. Do mesmo modo, reconheceu que esses profissionais estão entre os mais expostos aos riscos da pandemia: “Nos últimos meses, sua vida e seu trabalho mudaram notavelmente e enfrentaram, e ainda enfrentam, muitos sacrifícios, longos períodos afastados a bordo dos navios sem poder pisar terra".

“A distância dos familiares, dos amigos e do próprio país, o medo do contágio: todos estes elementos são um peso difícil de carregar agora mais do que nunca. Eu gostaria de dizer-lhes: Saibam que não estão sozinhos e não são esquecidos. O seu trabalho, o mar, os mantêm distantes com frequência, mas vocês estão presentes nas minhas orações e nos meus pensamentos, assim também como nos dos capelães e voluntários da ‘Stella Maris’”, insistiu o Papa.

Enfatizou que “o próprio Evangelho nos lembra disso quando nos fala de Jesus com os seus primeiros discípulos, que eram todos pescadores, como vocês. Hoje, desejo lhes enviar uma mensagem e uma oração de esperança, uma oração de conforto e de consolação contra qualquer adversidade e, ao mesmo tempo, encorajo todos os que trabalham com vocês na pastoral das pessoas do mar”.

“Que o Senhor abençoe cada um de vocês, abençoe seu trabalho e suas famílias; e que a Virgem Maria, Estrela do Mar, os proteja sempre. Eu os abençoo e rezo por vocês. E vocês, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado”, concluiu o Papa Francisco.

Confira também: