“O futuro da fé em nosso mundo passa pela unidade cristã”, diz o papa Francisco numa mensagem em vídeo enviada ontem (8) por ocasião do lançamento da Comunidade de Formação At the Crossing (No cruzamento), na qual jovens católicos e de outras denominações cristãs viverão um ano de vida comunitária, formação cristã, discernimento, oração, serviço aos jovens e aos pobres.

A mensagem do papa foi transmitida ontem (8) na catedral episcopal Saint John the Divine, em Nova York, EUA.

“A minha esperança é que esta comunidade proporcione uma oportunidade para reavivar o desejo de unidade dos cristãos e da sociedade de Nova York e também dos Estados Unidos”, disse o papa. “Sim, não concordamos em tudo. Sim, temos convicções que às vezes parecem incompatíveis ou são incompatíveis. Mas é precisamente por isso que escolhemos amar uns aos outros. O amor é mais forte que todas as divergências. Traz paz e a paz não parece possível”.

O papa Francisco disse então que “No cruzamento” também evoca a cruz de Cristo, e Ele “é um vínculo mais forte e profundo do que nossas culturas, nossas escolhas políticas e até nossas doutrinas. O Senhor, o Senhor Jesus, olhar para Ele que deu sua vida por nós”.

O papa agradeceu aos jovens participantes, à comunidade Chemin Neuf (Caminho Novo) por ter empreendido o projeto, ao cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, ao bispo episcopal Andrew Dietsche e ao Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

“E um agradecimento especial ao meu irmão e amigo Justin Welby por incentivar este projeto desde o início, obrigado por suas palavras. Obrigado a vocês! Go on, Go on! (Sigam adiante!)”, concluiu.

Confira também: