O Papa Francisco expressou o desejo de alcançar a comunhão e o respeito ao receber em audiência a uma delegação ecumênica da Igreja Luterana da Finlândia por ocasião da peregrinação anual a Roma para celebrar a festa de Santo Henrique, padroeiro do país, durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

“O verdadeiro ecumenismo, em efeito, se baseia na conversão comum a Jesus Cristo como nosso Senhor e Redentor. Se nos aproximarmos Dele juntos, também nos aproximaremos uns dos outros”, afirmou.

Francisco recordou sua visita à Suécia – de maioria luterana –, em 31 de outubro de 2016. “Depois de 50 anos de diálogo ecumênico oficial entre católicos e luteranos, conseguimos expor claramente as perspectivas sobre as quais hoje estamos de acordo".

O Papa também assinalou que ao preparar a comemoração da Reforma, “católicos e luteranos também tomaram maior consciência do fato de que o diálogo teológico é essencial para a reconciliação e é levado avante através do compromisso constante”.

“Nessa comunhão concorde que permita que o Espírito Santo atue, poderemos alcançar ulteriores convergências sobre conteúdos da doutrina e dos ensinamentos morais da Igreja e poderemos nos aproximar mais ainda da unidade plena e visível”.

“Rezo ao Senhor – continuou o Papa – para que acompanhe com a sua bênção a Comissão de diálogo luterano-católico na Finlândia, que está trabalhando com dedicação a fim de uma interpretação sacramental comum da Igreja, da Eucaristia e do ministério eclesiástico”.

O Pontífice recordou também que católicos e luteranos devem estar comprometidos “a sustentar juntos aqueles que sofrem, aqueles que estão passando por alguma necessidade, aqueles que estão expostos à perseguição e à violência”.

“Ao fazer isto, como cristãos, não estamos mais divididos, mas estamos unidos no caminho rumo à plena comunhão”. ressaltou.

Confira também: