“O caminho da fé não é um passeio, nem para Pedro nem para Paulo, para nenhum cristão. É exigente, às vezes árduo: mesmo Paulo, tendo se tornado cristão, teve que aprender pouco a pouco, especialmente através de momentos de provação”, disse o papa Francisco aos fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, para a oração do Ângelus de hoje, 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Refletindo sobre o Evangelho da solenidade dos santos apóstolos, padroeiros de Roma, Francisco destacou que "as palavras que Pedro dirige a Jesus: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo' é uma profissão de fé, que Pedro pronuncia não com base na sua compreensão humana, mas porque Deus Pai a inspirou nele”.

Essa profissão de fé “para o pescador Simão, conhecido como Pedro, foi o início de um caminho: de fato, levaria muito tempo para que o impacto daquelas palavras entrasse profundamente na sua vida, envolvendo-o totalmente”, disse Francisco.

Segundo o papa, são Pedro e são Paulo também passaram por um “aprendizado de fé” que é “semelhante ao de cada um de nós”.

“Nós também acreditamos que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo, mas é preciso tempo, paciência e muita humildade para que nossa maneira de pensar e agir adira plenamente ao Evangelho”, disse.

Segundo Francisco, “o apóstolo Paulo também passou por um lento amadurecimento da fé, experimentando momentos de incerteza e de dúvida”.

O papa falou do encontro de são Paulo com Cristo Ressuscitado no caminho de Damasco "que o transformou de perseguidor em cristão, deve ser visto como o início de um percurso durante o qual o Apóstolo se reconciliou com as crises, fracassos e os constantes tormentos do que ele chama de espinho na carne”.

O papa aconselhou a fazer duas perguntas: “quando eu professo a minha fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, o faço com a consciência de que sempre devo aprender, ou presumo que ‘já entendi tudo’? E nas dificuldades e provações desanimo, reclamo ou aprendo a fazer delas uma oportunidade para crescer na confiança no Senhor?”

“Que a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, nos ensine a imitá-los, avançando todos os dias no caminho da fé”, concluiu Francisco.

A seguir, o Evangelho comentado pelo papa Francisco:

São Mateus 16, 13-19

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Confira também: