No dia 3 de outubro, começou o Sínodo sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional; por isso, apresentamos dois jovens cujo testemunho foi proposto pela Igreja como modelos de santidade para os millennials, como se denomina os membros da geração atual.

Trata-se do Beato Nunzio Sulprizio e do Venerável Carlo Acutis, cujas vidas estão na seção de “Jovens testemunhos” do site oficial do Sínodo.

O primeira será canonizado em 14 de outubro pelo Papa Francisco e o segundo foi declarado venerável em julho deste ano.

Nunzio é considerado o padroeiro das crianças exploradas e dos trabalhadores, enquanto Carlo é conhecido como o “ciberapóstolo da Eucaristia”.

Embora Nunzio tenha nascido no começo do século XIX e Carlo no final do século XX, as vidas de ambos estão unidas pela devoção à Eucaristia e ao Rosário, pela nacionalidade italiana e porque morreram por causa de câncer.

Nunzio Sulprizio

Nunzia se distinguiu por sua alma forte, que o ajudou a resistir às dificuldades e sofrimentos que atravessou durante sua vida.

Nasceu em 1817 e ficou órfão aos seis anos. Foi enviado para viver com sua avó, uma mulher de fé que cuidou dele até que faleceu, quando Nunzio tinha nove anos.

O jovem começou a trabalhar na serralheria de seu tio, o qual o golpeava sem qualquer razão, deixava-o sem comer e o enviava para dar recados perigosos, chegando a entregar pedidos na ladeira de uma montanha em meio ao frio e ao gelo.

Sem se importar que estivesse doente e com um pé gangrenado, Nunzio tinha que trabalhar; entretanto, enfrentou sua dolorosa e penosa situação com uma atitude santa.

Uma biografia sua publicada no site dos salesianos de Turim revela que, quando podia, o jovem se refugiava em uma igreja para buscar consolo em Jesus Eucarístico, a quem considerava seu grande amigo; e participar da Missa dominical era para ele um grande alívio.

Além disso, oferecia seus sofrimentos “em reparação pelos pecados do mundo”, para “fazer a vontade de Deus” e “ganhar o Paraíso”.

Nunzio teve que ser hospitalizado devido às infecções que sofria. Ali, o tio de seu pai ficou sabendo das condições desumanas com as quais havia sido tratado e o colocou sob o cuidado do coronel Felice Wochinger, conhecido por sua caridade para com os pobres.

No hospital, Nunzio recebeu sua Primeira Comunhão e conheceu São Gaetano Errico, fundador dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que disse ao jovem que podia ingressar em sua ordem quando tivesse a idade indicada.

A saúde do beato melhorou, mas não por muito tempo, pois descobriu que padecia de um câncer nos ossos. Antes de morrer, quando tinha 19 anos, Nunzio disse ao coronel Wochinger: “Alegra-te. Do céu, sempre vou te ajudar”.

O jovem faleceu em 5 de maio de 1836, em Nápoles, e foi beatificado em 1963 pelo Beato Paulo VI, no Vaticano.

Durante a cerimônia, o Pontífice indicou aos jovens que “o período da juventude não deve ser considerado como a idade da libertinagem, das quedas inevitáveis, de crises invencíveis, de pessimismos desanimadores e de egoísmos exacerbados”. “Ele os dirá que ser jovem é uma graça”, afirmou.

“Demonstrará que vós, jovens, podeis regenerar em vós mesmos o mundo onde fostes chamados a viver pela Providência, e que cabe a vós, em primeiro lugar, consagrar-vos à salvação de uma sociedade que tem precisamente necessidade de espíritos fortes e decididos”, afirmou o Santo Padre.

Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra), onde sua família residia por motivos profissionais. Anos mais tarde, mudaram-se para Milão.

Mais em

Recebeu a Primeira Comunhão aos 7 anos de idade e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor à Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu”.

Participava todos os dias da Missa e também rezava o terço, impulsionado por sua devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava os mais necessitados.

Sua intensa vida espiritual o levou a criar o que alguns chamaram o “kit para tornar-se santo”, que era composto por Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.

Uma biografia dele recolhe as palavras que pronunciou sobre os seus ideais: “A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O Infinito é a nossa Pátria. Desde sempre o céu nos espera”.

Por outro lado, Acutis desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio.

Assim, uniu o seu hobby pela informática com seu zelo evangelizador e criou exposições virtuais sobre temas da fé. Um dos mais destacados foi realizado quando tinha 14 anos e trata sobre milagres eucarísticos no mundo inteiro.

Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, aos 15 anos.

Confira também: